É certo que a Tesla tem uma considerável legião de fãs, mas não é menos verdade que há também alguns detractores entre as suas fileiras de clientes. Esta semana um grupo de 17 clientes noruegueses, alegadamente insatisfeitos perante a ausência de resposta face a problemas que apontaram aos seus modelos, entraram em greve de fome. O objectivo era chamar a atenção do CEO da empresa, Elon Musk, defendendo que este poderia resolver esses problemas, se assim o desejasse.

A Noruega é o maior mercado para veículos eléctricos, percentualmente face ao número de habitantes, sendo também aqui que a Tesla tem o seu maior mercado. Mas se esta realidade confirma a grande popularidade que a marca norte-americana possui entre os consumidores deste país nórdico, não implica que todos os clientes estejam dispostos a aceitar alguns defeitos que os carros eléctricos americanos apresentam. Daí que um grupo de clientes da marca tenha decidido avançar para uma manifestação mais poderosa em termos de marketing, por acreditarem, segundo afirmam, que assim conseguiriam chamar a atenção do CEO da Tesla, Elon Musk, na esperança de que este resolva as suas queixas. Entre os manifestantes, houve mesmo alguns que nem sequer são clientes da Tesla, logo não possuindo qualquer tipo de queixas, o que não os impediu de se associar aos queixosos.

Foi esse o caso de Erlend Morc, que afirmou à Carscoops estar em greve da fome em solidariedade com os clientes da Tesla. Avançou ainda que a manifestação durou apenas 24 horas, entre 27 e 28 de Agosto, e que contou com 17 queixosos, a que se juntaram alguns outros clientes, cujo número não especificou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

São conhecidos os problemas de qualidade de alguns modelos da Tesla. Mas, além disso, alguns dos grevistas queixam-se ainda que adquiriram os seus veículos com a garantia de energia gratuita vitalícia, tendo agora dificuldade em aceder aos postos de carga mais recentes – provavelmente, por se tratarem de modelos mais antigos e com tomadas americanas, que não se conseguem ligar aos postos europeus com fichas CCS Combo sem o recurso a um adaptador.

Apesar da manifestação organizada por alguns clientes noruegueses, visando apelar à boa vontade de Musk, não é evidente que este esteja receptivo às exigências. Isto porque, num tweet que publicou a 28 de Agosto, o CEO da Tesla aproveitou para passar a mensagem de que estar 24 horas sem comer só faz é bem.

Independentemente desta animada “troca de galhardetes”, é quase certo que serão os tribunais a dirimir esta contenda, pelo que dentro de uns meses saberemos o que está em discussão e quem tem (legalmente) razão.