Era um dérbi marcado sempre pelo ambiente de tensão, passou todos os limites do que já tinha acontecido, terminou como uma das maiores tragédias num estádio de futebol nas últimas décadas: depois da vitória do Persebaya Surabaya frente ao Arema no Kanjuruhan Stadium, em Malang, uma invasão de campo com violentos confrontos e intervenção da polícia de choque terminou com pelo menos 125 mortos.

De acordo com a imprensa local, a entrada de muitas centenas de adeptos em campo deu início a atos de violência que levaram a polícia de choque a disparar gás lacrimogéneo, o que fez com que dezenas de pessoas fossem levadas pela confusão e pisadas pela multidão que tentava fugir dessa zona. Em paralelo, houve também tiros disparados das autoridades presentes no sentido de dispersar a invasão de campo. Há também registos de vários conflitos nas horas seguintes já nas imediações do estádio com a polícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O inspetor geral da polícia indonésia confirmou inicialmente a morte de 124 pessoas, duas delas polícias. “34 dos falecidos morreram no estádio, os outros morreram no hospital quando estavam a ser tratados. Há ainda 180 pessoas feridas a receber atenção médica”, acrescentou.

Posteriormente, surgiram informações de que o número de mortos tinha subido para 174. Horas depois, o número foi revisto em baixa (para 125) devido a “um erro no registo” nos hospitais que tratavam as vítimas.

O governo da Indonésia pediu desculpas pelo desastre e prometeu investigar as circunstâncias que levaram ao mesmo. “Este é um incidente lamentável que ‘prejudica’ o nosso futebol num momento em que os adeptos podem assistir a jogos de futebol no estádio”, disse Zainudin Amali, ministro do Desporto e da Juventude da Indonésia, citado pelo The Guardian.

Vamos examinar minuciosamente a organização da partida e o número de adeptos”, acrescentou o ministro.

O Arema, onde joga o antigo avançado do Belenenses SAD Abel Camará (que marcou os dois golos da sua equipa) e Sérgio Silva, e o Persebaya Surabaya já lamentaram o sucedido, num período em que o Campeonato da Indonésia foi suspenso pelos responsáveis pelo menos durante uma semana.

[Veja em baixo alguns dos vídeos que circulam da tragédia no Kanjuruhan Stadium]

Futebol espanhol e português cumprem um minuto de silêncio, Presidente da FIFA lamenta “dia negro”

A Federação Portuguesa de Futebol decretou a realização de um minuto de silêncio nas competições realizadas este domingo. Também a federação de Espanha e a Liga anunciaram que as equipas de futebol das principais ligas espanholas vão cumprir um minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia. “O futebol profissional junta-se às condolências e expressa a sua solidariedade com as famílias das vítimas”, disseram as duas organizações num comunicado.

FPF decreta minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia na Indonésia

Por sua vez, o presidente da FIFA lamentou “a tragédia incompreensível” ocorrida no Estádio Kanjuruhan, endereçando “sentidas condolências” aos familiares e amigos das vítimas num “dia negro” para o futebol.

O mundo do futebol está em estado de choque após os incidentes trágicos que tiveram lugar na Indonésia, no final do jogo entre o Arema FC e o Persebaya Surabaya no Estádio Kanjuruhan”, disse Gianni Infantino, citado em comunicado publicado na página oficial da FIFA.