O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa enviou esta segunda-feira uma mensagem de condolências ao seu homólogo da Nigéria, Muhammadu Buhari, pelo naufrágio na sexta-feira de uma embarcação com dezenas de pessoas a bordo.

Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa “expressou solidariedade para com o povo nigeriano e as famílias das vítimas do capotamento de uma embarcação no estado de Anambra”.

No domingo, Muhammadu Buhari revelou que pelo menos 76 pessoas tinham morrido em consequência do naufrágio de uma embarcação sobrelotada.

Com 85 pessoas a bordo, a embarcação virou-se na sexta-feira quando navegada no rio Níger, em Ogbaru, na região de Anambra, um dos 29 estados nigerianos que foram devastados pelas fortes inundações recentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Inicialmente pensava-se que tinham morrido 10 pessoas no naufrágio, mas o balanço foi atualizado para 76 vítimas mortais.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, 15 pessoas foram resgatadas com vida no sábado.

Segundo revelou este dia a Agência Nacional de Gestão de Emergências da Nigéria, a embarcação colidiu com árvores submersas e telhados de casas, tendo sido recolhidos nove das 85 pessoas que seguiam a bordo.

A Nigéria está a enfrentar as piores inundações em uma década, principalmente devido à libertação de excesso de água da barragem de Lagdo, no vizinho Camarões, e ao aumento das chuvas, com um saldo de mais de 300 mortos.

O Presidente Muhammadu Buhari pediu às autoridades de resgate que façam todo o possível para tentar encontrar os passageiros desaparecidos, mas dois dias depois do acidente, sem que tenham sido encontradas mais pessoas com vida, receia-se que haja poucas possibilidades de sobrevivência para muitos dos desaparecidos.