A Volvo divulgou mais um teaser para abrir o apetite para o seu novo topo de gama, um SUV exclusivamente eléctrico denominado EX90, que o construtor sueco tem vindo a revelar aos poucos. Agora foi a vez de mostrar o tablier… igual ao do Polestar 3.
Para nós europeus, que vemos a Volvo como um dos mais prestigiados fabricantes do mercado, com pergaminhos na segurança e que em 2021 comercializou cerca de 700 mil veículos, não deixa de parecer estranho que tenha sido a jovem Polestar, marca que fabrica na China e que, se correr tudo bem, deverá vender 50.000 veículos este ano, a mostrar primeiro o seu topo de gama, o Polestar 3 que partilha tudo com o Volvo EX90. É certo que os chineses da Geely são donos de ambos os fabricantes, mas esta prioritização da marca que ainda está a dar os primeiros passos não deixa de ser estranha, levando à constante comparação do EX90 da Volvo com o Polestar 3, que a marca já revelou por completo.
O mais recente teaser da Volvo mostra como será o tablier, com linhas clean e minimalistas, em sintonia com que o hoje a maioria dos condutores espera de um veículo eléctrico. Porém, e como a Polestar revelou o seu SUV topo de gama umas semanas antes da Volvo, é difícil não ver o interior do EX90 como uma cópia do 3. As primeiras fotos do EX90 mostram um painel de instrumentos pequeno e igual ao que equipa o 3, além de um ecrã central também de grandes dimensões e vertical, mais uma vez como um decalque do utilizado pelo SUV da marca mais jovem do grupo Geely. Até os ventiladores, finos e que atravessam o tablier de um extremo ao outro, são idênticos.
Vimos o Polestar 3, irmão do Volvo EX90 e concorrente do Tesla Model X
E dúvidas houvesse, durante a apresentação mundial do Polestar 3, os responsáveis desta marca deram-se ao luxo de revelar as diferenças entre o 3 e o EX90, a nível da carroçaria, anunciando que o Polestar 3 é um SUV com apenas cinco lugares, com a traseira mais curta e descendente, para lhe conferir um certo ar de coupé, para o Volvo ser ligeiramente mais comprido e exibir uma traseira mais vertical, de forma a poder oferecer um habitáculo para sete.
Resta esperar por dia 9 de Novembro, data em que a Volvo vai mostrar o aspecto final do seu novo topo de gama a bateria, sendo certo que até os faróis frontais, com a tradicional assinatura luminosa de que a Volvo muito se orgulha e que usa há muito, o “martelo de Thor”, serão similares aos instalados no Polestar 3.