– Não entendi o que você falou.
– Não entendeu? Se quiser eu repito.
– Se repetir vou continuar a não entender. Não falo espanhol nem portunhol.
– Nem eu falo portunhol.

Foi assim que Jair Bolsonaro tentou contornar uma pergunta incómoda de um dos jornalistas, da RTP, portugueses presentes na conferência de imprensa que aconteceu depois do debate entre os dois candidatos à presidência do Brasil.

O jornalista, Pedro Sá Guerra, pedia a Bolsonaro um comentário sobre a preocupação demonstrada por alguns líderes internacionais “com o resultado das eleições” no Brasil, mas a primeira coisa que Bolsonaro acabou por dizer foi que “não entendeu” a pergunta.

O jornalista mostra-se disponível para “repetir” a pergunta, mas Bolsonaro interrompe-o dizendo que mesmo que repita vai “continuar a não entender” porque, diz, não fala “espanhol nem portunhol”. Ao mesmo tempo, o jornalista ainda contrapõe Bolsonaro, descartando a ideia de que tinha colocado uma pergunta em “portunhol”, mas Bolsonaro volta a interrompê-lo e continua a falar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda que indiretamente, Bolsonaro acaba por responder ao jornalista da RTP lembrando que esteve “há pouco tempo com Biden”, que falou com Vladimir Putin e que também tem diálogo com o “mundo árabe”.

Durante a conferência de imprensa, Bolsonaro ainda se irrita com outros jornalistas, ameaçando deixar a sala quando é tratado enquanto “candidato” e não “Presidente” o que acabou por fazer quando é questionado sobre uma “mentira” que tem divulgado sobre a presença de Lula da Silva numa das favelas do Rio de Janeiro.

“Está a chamar-me mentiroso?” questionou Bolsonaro antes de deixar o púlpito de onde falava completamente vazio e ter abandonado a conferência de imprensa.