A Ben & Jerry’s acredita que todos temos um papel na construção de um mundo melhor. Por isso, nas ultimas eleições, lançou a campanha “Não Seja Baunilha e Vote”, que incentivava os portugueses a irem às urnas como forma de não serem iguais a todos e marcarem a diferença pelo voto.

Com um plano de meios bastante diversificado, um dos toques de mestre na divulgação desta mensagem foi o apoio da marca — e da Campanha — ao Votómetro do Observador.

Saber o que pensa e como vota

O Votómetro é uma ferramenta digital criada pelo Observador e, nas últimas eleições legislativas, permitia que os leitores percebessem com que partido se identificavam mais. Dava, assim, um interesse especial ao ato de votar. Ambas as marcas — Ben & Jerry’s e Observador — tinha o mesmo objetivo: diminuir a abstenção.

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A ferramenta foi amplamente utilizada, com mais de um milhão de questionários respondidos, tornou-se um Trendic Topic no Twitter e viralizou no WhatsApp. O tempo médio que cada eleitor passou na plataforma foi de 5 minutos e 56 segundos, o que em termos de internet é praticamente uma eternidade. E também fez parte das conversas à mesa de muitas famílias que, de uma forma lúdica e séria ao mesmo tempo, passaram a integrar as questões da política nacional no seu dia a dia.

votometro

Posicionamento de A a Z

Sem qualquer espécie de doutrinação ou conselho, o Votómetro só pedia que os leitores respondessem a um questionário com 7 eixos temáticos: proteção ambiental, segurança e criminalidade, política de emigração restritiva, política financeira restritiva, liberalismo económico, integração europeia e sociedade liberal. Baseando-se nas respostas e nas perspetivas dos partidos com assento na Assembleia da República, o resultado indicava o partido com posições mais semelhantes ao do leitor. Estava dado o mote e, desejavelmente, o empurrão para o voto, com toda a liberdade que um ato democrático exige.

O apoio da Ben & Jerry’s

Um marca como a Ben & Jerry’s, cuja comunicação prima pela ousadia, logo concluiu que poderia colher benefícios ao associar-se ao Votómetro. A sua muito oportuna campanha, que apelava ao voto nas legislativas, incluiu a ferramenta como meio de divulgação e, numa sinergia perfeita, viu o seu impacto potenciado e a sua missão cumprida. No post que publicou no dia seguinte às eleições, agradecia a todos os que tinham votado e ajudado a diminuir a abstenção. Mal sabiam os seus responsáveis que, meses depois do dia das eleições (30 de janeiro último) o Votómetro seria um dos vencedores dos Prémios M&P Criatividade em Autopromoções & Inovação em Media, um dos mais importantes do mercado português de comunicação. Com ele, a Ben & Jerry’s foi igualmente distinguida. Esta parceria permitiu à marca ganhar a lealdade de mais portugueses, que se identificam com o seu posicionamento e sua maneira livre e madura de olhar para os deveres cívicos, tirando sempre partido da riqueza de não sermos todos iguais (ou todos baunilha) e defendermos aquilo em que acreditamos.

Com o apoio das marcas é possível  inovar com qualidade e, graças a esta parceria, o Votómetro ajudou a que mais portugueses se interessassem pelas eleições, tendo obtido também o devido reconhecimento e importância enquanto formato criativo e inovador do setor dos media.