Menos de 24 horas depois, Cristiano Ronaldo falou. A última imagem do capitão da Seleção Nacional tinha sido o passo apressado pelo túnel de acesso aos balneários, pouco depois do apito final e da eliminação portuguesa do Campeonato do Mundo, em lágrimas e a tentar estancar a emoção que não conseguia controlar. Já este domingo, decidiu quebrar o silêncio — não só sobre a derrota com Marrocos mas também sobre tudo o que se passou na última semana.
No Instagram, Ronaldo recordou que conquistar o Mundial “era o maior e mais ambicioso sonho” da carreira. “Felizmente ganhei muitos títulos de dimensão internacional, inclusivé por Portugal, mas colocar o nome do nosso país no patamar mais alto do Mundo era o meu maior sonho. Lutei para isso. Lutei muito por esse sonho. Nas cinco presenças que marquei em Mundiais ao longo de 16 anos, sempre ao lado de grandes jogadores e apoiado por milhões de portugueses, dei tudo de mim. Deixei tudo em campo. Nunca virei a cara à luta e nunca desisti desse sonho”, começou por dizer o capitão da Seleção Nacional.
“Infelizmente, ontem o sonho acabou. Não vale a pena reagir a quente. Quero apenas que todos saibam que muito se disse, muito se escreveu, muito se especulou, mas a minha dedicação a Portugal não mudou nem por um instante. Fui sempre mais um a lutar pelo objetivo de todos e jamais viraria as costas aos meus companheiros e ao meu país”, acrescentou Ronaldo, referindo-se à notícia de que terá ameaçado deixar a concentração portuguesa quando soube que não seria titular contra a Suíça, algo que entretanto já foi desmentido pela Federação Portuguesa de Futebol.
“Por agora, não há muito mais a dizer. Obrigado, Portugal. Obrigado, Qatar. O sonho foi bonito enquanto durou… Agora, é esperar que o tempo seja bom conselheiro e permita que cada um tire as suas conclusões”, termina o jogador, que não vai regressar este domingo a Lisboa e foi autorizado a juntar-se à família logo no Qatar. A partir desta segunda-feira, com o capítulo do Mundial já encerrado e na antecâmara do mercado de inverno, Cristiano Ronaldo vai começar a tomar decisões sobre o próprio futuro depois de ter rescindido com o Manchester United.