790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Félix dá um tempo ao Atlético numa relação desgastada que não se sabe se é para durar

Este artigo tem mais de 1 ano

Internacional português já viajou para Londres onde vai jogar no Chelsea a título de empréstimo. Jogador pode ganhar nova vida no regresso a Madrid com eventual saída de Diego Simeone dos rojiblancos.

Atletico de Madrid v FC Barcelona - LaLiga Santander
i

Félix no último jogo pelo Atlético, contra o Barcelona, antes do empréstimo ao Chelsea.

NurPhoto via Getty Images

Félix no último jogo pelo Atlético, contra o Barcelona, antes do empréstimo ao Chelsea.

NurPhoto via Getty Images

É difícil mover um barco em terra quando este precisa de água para navegar. O Atlético deixou de ser a praia de João Félix quando a crescente tensão entre o jogador e o clube, mais especificamente com o treinador, Diego Simeone, deu à costa e colocou em causa Madrid ser o sítio certo para o antigo jogador do Benfica.

Desde que, em 2019, o internacional português deixou os encarnados e assinou com os colchoneros a troco de mais de 120 milhões de euros que surgiram reflexões sobre a pertinência de Félix no estilo de jogo do treinador argentino, conhecido pela disciplina defensiva. O valor pago pelo clube espanhol — que ainda faz do avançado um dos cinco jogadores mais caros de sempre, atrás de nomes como Neymar ou Mbappé — e o longo contrato até 2026 eram sinais de que o menino prodígio encontrara um lugar onde os responsáveis esperavam que se tornasse uma das maiores referência do futebol mundial.

Os primeiros instantes em que uma camisola rojiblanca, uma bola e João Félix se cruzaram no espaço e no tempo deixaram os adeptos do Atlético de Madrid com água na boca. No entanto, com o tempo, o brilho que o Atlético de Madrid viu em João Félix enquanto jogador dos encarnados acabou por desaparecer. Como um namoro de verão que esmorece com a vinda do tempo frio. Lesões, longos períodos sem ser titular, substituições que não agradaram ao jogador e um estilo de jogo que não se encaixava nas suas características gelaram a evolução de Félix que, apesar de tudo, ainda está na casa dos 23 anos.

O desgaste estava patente também nas declarações de Diego Simeone. “Eu gosto do Atlético e quero que ganhe. Esse é o meu único foco. Depois o que tiver de acontecer, acontecerá. Ninguém é imprescindível e as coisas terão de ser como são”, afirmou o treinador a propósito do jogador português.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atletico Madrid v FC Barcelona - La Liga Santander

Félix cabisbaixo no último jogo pelo Atlético, contra o Barcelona, antes do empréstimo ao Chelsea.

Getty Images

Ao serviço da seleção nacional, e mesmo que Portugal tenha tido uma classificação abaixo do esperado, João Félix esteve em plano de destaque no Mundial do Qatar com um golo e duas assistências. Mostrou assim que, lá no fundo, debaixo do rosto de desilusão que tantas vezes assumiu, ainda sabe o que faz quando a bola lhes chega aos pés.

Quem esteve atento e viu o internacional português fez no Médio Oriente foi o Chelsea. Mesmo perante o interesse de clubes como o Arsenal e o Manchester United, os blues revelaram capacidade negocial para chegarem a um encontro pelo jogador. João Félix vai jogar no clube londrino até ao final da temporada 2022/23 por empréstimo — sem opção de compra — do Atlético de Madrid, uma operação que vai custar 11 milhões de euros à equipa inglesa que fica também encarregue do salário do jogador, o que corresponde ao pagamento de um valor entre os cinco e os seis milhões de euros ao atleta. O acordo entre as partes foi alcançado esta segunda-feira e o português já se encontra em Inglaterra.

Antes de partir para Londres, João Félix renovou contrato com o Atlético, clube com que se sagrou campeão espanhol, até 2027, o que mostra que não é o fim da linha para o  avançado em Espanha. Quando regressar, até pode encontrar condições diferentes para se afirmar de rojiblanco, uma vez que Simeone pode estar de saída o clube de Madrid. Caso o cenário se verifique, Luis Enrique, diz o jornal espanhol El Confidencial, pode ser o sucessor no comando técnico da equipa, o que podia trazer uma nova vida a Félix no regresso à capital espanhola, visto que o antigo selecionador espanhol é conhecido por um estilo de jogo mais ofensivo e condizente com as características do português. O próprio presidente do Atlético de Madrid, Enrique Cerezo, já tinha comentado que o Golden Boy não atingira o máximo das suas capacidade com a camisola da equipa. “Ainda não mostrou o que vale”, disse, mostrando que Félix parece ser mais um jogador do clube do que do treinador.

No entanto, no Chelsea não vai encontrar um cenário nada fácil. Os blues encontram-se na décima posição da Premier League, correndo o risco de não irem à Liga dos Campeões na próxima temporada, o que seria uma grande brecha no projeto da equipa que mais investiu em contratações esta temporada, de acordo com o levantamento do transfermarkt. Esta época, os londrinos ainda estão na Champions, mas encontram-se a 19 pontos de distância do primeiro lugar da Liga Inglesa ocupado pelo Arsenal. A somar a isso, o clube treinado por Graham Potter também já caiu das taças internas. De ressalvar que, apesar das opções, o Chelsea foi uma escolha de João Félix.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora