À semelhança das restantes marcas do Grupo Volkswagen, também a Audi está a investir fortemente na mobilidade eléctrica. O seu primeiro veículo a bateria, o Audi e-tron (agora Q8 e-tron), herdou uma plataforma de modelos com mecânicas a combustão, estratégia que ainda hoje os seus concorrentes directos da BMW e Mercedes seguem.

Mas a marca dos quatro anéis rapidamente lançou o seu segundo eléctrico, o Q4 e-tron, já concebido sobre uma plataforma específica para veículos eléctricos, a MEB, para maximizar as vantagens da tecnologia. Agora, o construtor alemão prepara o lançamento dos eléctricos para os próximos anos sobre uma plataforma maior e mais sofisticada, de que o Activesphere concept, a ser revelado a 26 de Janeiro, é um exemplo.

Urbansphere é o monovolume da Audi para o futuro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este novo protótipo da Audi pretende ser um crossover coupé, uma espécie de cruzamento entre um SUV mais baixo e esguio com uma berlina de quatro portas com ar de coupé, face à inclinação do pilar traseiro da carroçaria. Apesar de cativar os que pretendem um veículo convencional e elegante, o Activesphere esgrime argumentos que agradarão aos que pretendem um modelo de luxo e com dimensões generosas que se sinta mais à vontade em actividades de lazer ou fora de estrada.

4 fotos

O Activesphere faz parte de uma família de modelos que dará origem aos topo de gama eléctricos da Audi, que será igualmente composta por mais três modelos da família Sphere, nomeadamente o Skysphere (um coupé desportivo estilo roadster), o Grandsphere (uma berlina com mais de 5 metros de comprimento) e o Urbansphere (monovolume com espaço para sete adultos).