Uma nova subcultura de gangs inspirada num anime japonês está a ganhar destaque nas ruas das principais cidades da Rússia e tem ganhado  seguidores na Bielorrússia e Ucrânia. Conhecidos como “Redan PMC”, são uma menção direta ao grupo mercenário Wagner que tem apoiado as tropas de Moscovo.

Rússia para os russos” é o lema não oficial dos jovens que usam cabelo escuro e comprido e roupa preta com os símbolos de uma aranha e o número “4” — uma referência à série de anime japonesa  Hunter x Hunter, onde existe uma organização criminosa intitulada “Spider” (aranha, em inglês).

De acordo com a Newsweek, estes grupos foram já responsáveis por criar desacatos em centros comerciais de cidades como Moscovo, Novosibirsk e São Petersburgo. Os seus alvos principais são cidadãos russos que não tenham aparência eslava e um grupo rival composto por hooligans de futebol designado “offniks”.

Com recurso ao Telegram, os jovens organizam encontros em locais públicos e lutam contra grupos opostos. Num vídeo que circulou na referida rede social nos últimos dias, é possível ver vários jovens de negro a lutar contra um outro grupo no interior de um espaço público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final do passado mês de fevereiro, um porta-voz do Kremlin referiu-se a esta subcultura afirmando que representa “um sinal negativo” e que não beneficia a juventude da Rússia.”Foi dada atenção ao problema. Naturalmente, precisamos de dar uma resposta.” Segundo a agência estatal russa RIA Novosti, mais de 350 pessoas — das quais 319 menores de idade — terão sido detidas pela polícia de Moscovo por ligação ao grupo Redan, com o confisco de várias facas.

Segundo a a CNN, na semana passada membros da subcultura Redan começaram a surgir em várias cidades ucranianas. Não apenas em Kiev, mas também em Lviv e Kharkiv membros deste grupo foram detidos. Em Kharkiv, as autoridades identificaram 245 participantes — 215 deles menores de idade — numa reunião que consideram ter sido orquestrado pela Federação Russa.

Para o chefe da polícia de Kharkiv, Volodymyr Tymoshko, foram os serviços secretos russos, FSB, que terão “organizado todas estas pessoas através de manipulação“, com o intuito de começarem uma luta que a TV russa pudesse utilizar. “Latas de gás, facas e soqueiras foram encontradas na posse dos participantes”, explicou.

Também na Bielorrússia mais de 200 pessoas foram detidas no dia 28 de fevereiro, segundo o ministério da Administração Interna do país, citado pela Newsweek.