“Lado a lado desde 1994. Nas nossas camisolas desde 2009, com 20 títulos conquistados no futebol”. Foi desta forma que o FC Porto anunciou a renovação de contrato com um dos patrocinadores e parceiros mais antigos, a Super Bock, numa cerimónia realizada no Estádio do Dragão esta quinta-feira que contou com a presença do líder dos azuis e brancos, Pinto da Costa. E nem mesmo os troféus ganhos nas últimas 14 épocas pelo futebol sénior foram esquecidos na hora de prolongar o vínculo por mais cinco anos.

“Só se sabe que  a assinatura de um contrato é um bom ato quando se renova. À primeira vez, é sempre uma incógnita. Claro que há esperança de sucesso mas por vezes não acontece. Quando se tem uma parceria iniciada em 1994 e que se renova em 2023 é sinal de que de facto estávamos no bom caminho. Entrámos com a Super Bock na nossa camisola a ganhar, com a Supertaça em 2009/10, contra o P. Ferreira. Desde o início da parceria já conquistamos 20 títulos, isso merece o meu regozijo e felicidade”, destacou. “A cor da garrafa? “O importante é a cerveja ser boa. A cor da garrafa é indiferente, se é vermelha, verde, amarela… Claro que azul é mais bonito mas o que me interessa é que seja boa”, acrescentou na fase inicial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À margem da celebração do novo vínculo, Pinto da Costa abordou também de forma rápida alguns temas que marcam a atualidade azul e branca, a começar desde logo pelo segundo lugar do Campeonato a oito pontos do líder Benfica e pela ausência de Sérgio Conceição em mais uma conferência de imprensa de antevisão a um jogo (neste caso com o Estoril, em casa) até às queixas apresentadas pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) no seguimento das críticas feitas após a derrota com o Gil Vicente.

“Campeonato? Vamos jogar amanhã [sexta-feira] a primeira final. Tanta coisa vai acontecer até maio, feliz e infelizmente. Não estou a pensar no que vai acontecer em maio”, referiu. “Ausência nas conferências? Acho que o Sérgio Conceição calado faz um bom discurso… Queixas da APAF? Sobre isso não me vou pronunciar, sobre coisas ridículas não me costumo pronunciar”, comentou depois o líder dos dragões.

“Processos judiciais ligados ao Benfica? Estou aqui por causa da parceria. Não queria tirar o foco disto e estar agora preocupado com atos de justiça que não me dizem respeito”, disse ainda Pinto da Costa, antes da resposta mais longa (dentro do curto) a uma pergunta à margem da cerimónia de renovação de contrato com a Super Bock sobre os prémios recebidos pela administração da SAD: “Diz que a massa associativa [do FC Porto] está preocupada… Nunca vi nem nunca ninguém me falou disso. Ainda na entregas das rosetas [de prata, pelos 25 anos de filiação] todas falaram positivamente e que não ligasse a isso. Sabemos a intenção dessa campanha, sabemos a direção e objetivo que têm. Mas não é de agora, de há muitos anos…”.