Em mais um teste para o Campeonato da Europa, a seleção sub-21 de Portugal enfrentou a Roménia, seleção anfitriã da prova, em Bucareste. Após chumbar na avaliação anterior contra o Japão, as esperanças nacionais tinham pela frente um adversário que também vai estar na fase final da competição. Desta vez, a estrutura do exame mudou e a vitória por 2-0 demonstra que a equipa das quinas se deu bem com isso. Tudo porque Rui Jorge colocou quase toda a gente em avaliação e percebeu que tem à disposição escolhas múltiplas que vão permitir respostas de maior desenvolvimento em junho.

“Em jogos particulares podemo-nos dar ao luxo de experimentar coisas novas sem correr o risco dos pontos nos fazerem falta. Temos uma margem maior para testar e também é o que vamos fazer neste jogo”, avisou o selecionador nacional, Rui Jorge, em declarações ao Canal 11. Com Gonçalo Inácio, António Silva, Gonçalo Ramos e Celton Biai a prestarem serviços à seleção A, os sub-21 tiveram ainda o contratempo da lesão de Paulo Bernardo, que foi substituído por Vasco Sousa, num jogo com características especiais, na análise do técnico. “A Roménia é forte a sair no ataque rápido. Por isso, é o que eu espero neste jogo, num excelente estádio, com um excelente relvado, esperemos que com um grande ambiente também, para que seja um bom teste para nós”.

Numa convocatória variada ao nível dos clubes representados, Rui Jorge tem em mãos um grupos desfalcado ao nível das soluções para o centro da defesa. Além da ausência de Gonçalo Inácio, também Tiago Djaló se encontra a contas com uma grave lesão. “É uma realidade, será o setor onde mais jogadores com menos tempo connosco vamos ter em campo”. Em sentido contrário, Pedro Neto voltou a fazer parte dos sub-21 apesar das internacionalizações que somou na seleção principal. “É nesse misto de maior e menor experiência aqui connosco que vamos desenvolvendo o que queremos para a nossa equipa. O que nós tentamos é que dentro de campo consigam equilibrar-se naquilo que é a ideia de jogo, pensarem todos da mesma forma e disputarem o jogo com a qualidade que normalmente metemos em campo”.

Para colmatar as ausências no centro da defesa, Tomás Araújo, emprestado pelo Benfica ao Gil Vicente, realizou a primeira internacionalização nos sub-21. Também em estreia no escalão, Dani Silva, do Vitória SC, foi titular. Notou-se a intenção de Rui Jorge querer dar minutos a nomes menos cotados. Nesse sentido, apesar da titularidade de Pedro Neto, nomes como André Almeida, Nuno Tavares, Vitinha e Fábio Vieira foram armas para seres usadas na segunda parte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O problema para a Roménia é que as segundas linhas de Portugal conseguem manter o selo de qualidade colado no rótulo de uma seleção candidata a ser campeã da Europa. Pedro Neto, o mais experiente, guiou os recrutas. Constantemente a desequilibrar na direita, o extremo três vezes internacional A, deitava por terra a estratégia defensiva romena.

Francisco Conceição, no outro lado do ataque, foi o primeiro a causar perigo e a atirar à malha lateral da baliza do guarda-redes Mihai Popa. Se por métodos do senso comum não estava a funcionar, apareceram então os de maior espetacularidade. Afonso Sousa (24′) rematou colocado a lado direito da baliza. Em nova nota de cativante exuberância, Francisco Conceição cruzou de trivela, mas Henrique Araújo rematou por cima. Pedro Neto (36′) demonstrava que era de uma liga à parte. Com um toque de calcanhar, tirou o defesa da frente e, com o pior pé, acertou onde queria, alargando a vantagem para 2-0.

Rui Jorge mudou quase toda a equipa ao intervalo — restaram apenas em campo, o guarda-redes Samuel Soares e os centrais Tomás Araújo e Alexandre Penetra. Apenas Gonçalo Tabuaço, André Amaro e Vasco Sousa não somaram minutos. Portugal manteve a cadência ofensiva sem permitir oportunidades à Roménia. Apesar da fome de golo que os homens da frente, Fábio Silva e Vitinha, iam demonstrando, bem alimentados por Fábio Vieira, o onze que atuou na segunda parte ficou a perder para aquele que se exibiu na primeira, não sendo capaz de alargar a vantagem. Tomás Esteves ainda colocou a bola no fundo da baliza, mas o lance foi anulado por fora de jogo de Fábio Silva no decurso da jogada. O próximo compromisso particular dos sub-21 é com a Noruega.