O artista português Bordalo II apresenta, a partir desta terça-feira, em São Paulo, cerca de 40 obras inéditas, na exposição “Bicho Homem”, a primeira que faz em solo brasileiro.

O agenciamento do artista, num comunicado esta terça-feira divulgado, recorda que Bordalo II, “nos seus trabalhos, adota sempre uma abordagem crítica do consumo excessivo das sociedades atuais e ‘Bicho Homem’ explora este tema, focando-se nas consequências destas dinâmicas de consumo“.

“Além do peso ambiental, há também um enorme impacto na organização do espaço — as cidades — e no papel que cada um de nós ocupa nesse espaço. As cidades tornaram-se epicentros de desigualdade e conflito“, lê-se no comunicado sobre “Bicho Homem”, mostra na qual são apresentadas “cerca de quarenta obras inéditas” do artista.

Artur Bordalo (Bordalo II – o primeiro era o avô, o artista plástico Real Bordalo), nascido em Lisboa, em 1987, começou pelo graffit, que o preparou para o trabalho pelo qual se tornou conhecido: esculturas feitas com recurso a lixo e desperdícios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos últimos anos tem espalhado por todo mundo “Big Trash Animals” (“Grandes Animais de Lixo”), retratos de animais feitos com aquilo que os destrói.

Bordalo II cria puma com 19,5 metros de altura no Texas

A mostra estará patente na Usina Luís Maluf, situada no bairro da Barra Funda, mas vai estender-se também às ruas, com obras a serem “distribuídas pela capital paulista e em outras cidades como Valinhos, no interior de São Paulo, e Rio de Janeiro”.

Em imagens partilhadas na conta oficial do artista na rede social Instagram veem-se tucanos, capivaras e onças pintadas da série “Big Trash Animals”, colocadas nas ruas de São Paulo.

De acordo com o galerista Luís Maluf, citado no comunicado, todas as obras apresentadas em “Bicho Homem”, dentro e fora de portas, foram feitas a partir de materiais encontrados, “garimpados em cooperativas de reciclagem ao redor da Usina, na Barra Funda e no Estado de São Paulo”.

“Com isso, conseguimos juntar para o artista cerca de três toneladas de material — objetos em plástico, madeiras, cordas e redes de pesca, mangueiras, peluches, entre outros — para as suas produções”, referiu.

“Bicho Homem” estará patente na Usina Luís Maluf até 3 de maio. A exposição é inaugurada esta terça-feira e pode ser visitada a partir de quarta-feira.