No mesmo dia em que a Polícia Federal do Brasil lançou uma megaoperação por suspeitas de ligações de Jair Bolsonaro a uma rede de emissão de certificados de vacinação falsos, o Governo do Brasil colocou, no Twitter, “Zé Gotinha” em cima de um avião para voltar a apelar à vacinação — e, assim, ironizar sobre as suspeitas que recaem sobre o ex-Presidente do Brasil.

Vai viajar para o exterior? Regularize suas vacinas“, lê-se numa publicação numa página de Twitter gerida pela Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), onde consta “Zé Gotinha”, uma personagem criada nos anos 80 pelo ministério da Saúde do país para apelar à vacinação, e que tem sido usado também durante a campanha da Covid-19. No Twitter, aparece agora em cima de um avião que, segundo a Veja, se trata de um avião presidencial.

A publicação surge no mesmo dia em que a Polícia Federal cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. Segundo a investigação, o ex-Presidente saberia que o seu certificado de vacinação fora falsificado, informação que Bolsonaro desmente. “Nunca me foi pedido cartão de vacina em lugar nenhum, não existe adulteração da minha parte”, afirmou, à saída de casa em Brasília. O ex-Presidente brasileiro recusa ter levado qualquer vacina contra a Covid-19, um dado confirmado pela mulher, Michelle Bolsonaro, que no Instagram reafirmou que foi a única em casa que foi vacinada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Polícia Federal acredita que a informação sobre duas doses da Pfizer supostamente administradas a Jair Bolsonaro foram inseridas numa base de dados do Ministério da Saúde pouco antes de viajar para os EUA (onde ficou até final de março), precisamente para que pudesse fazer a viagem livremente. Também terão beneficiado do esquema de falsificação de dados a filha de Bolsonaro, Laura, de 12 anos, e o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, a mulher e a filha.

O choro na TV, o passaporte em risco e os certificados de vacinação suspeitos. O dia em que a Polícia Federal surpreendeu Bolsonaro

Segundo a Polícia Federal, o objetivo do grupo era “manter coeso o elemento identitário em relação às suas pautas ideológicas” e “sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a covid-19”. Enquanto foi Presidente, Bolsonaro fez várias declarações públicas contra as vacinas, colocando a sua eficácia e segurança em causa e propagando desinformação.

Na publicação do Twitter, o Governo do Brasil lembra, precisamente, que “muitos países ainda exigem o protocolo [certificado] de vacinação para que brasileiros possam visitar”. “Portanto, informe-se antes de viajar. Além disso, é fundamental para a saúde pública que todos e todas estejam vacinados”, acrescenta. E lembra que, no Brasil, “as doses da vacina bivalente de covid-19 já estão liberadas para todos os adultos maiores de 18 anos”. “Se estiver com alguma vacina atrasada, corre já pro postinho! Tomar vacina, gostoso demais.”

Nas últimas horas, após as buscas que visaram Jair Bolsonaro, “Zé Gotinha” virou ‘meme’ em várias publicações nas redes sociais, que o identificaram como o responsável pela investigação ao antigo chefe de Estado.