Não foi um jogo brilhante. A certa altura, sobretudo na segunda parte, parecia que a cabeça sabia bem o que queria mas as pernas não faziam aquilo que era pensado. Após um prolongamento com final eletrizante na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, alguns jogadores do FC Porto foram deixando sinais de um natural desgaste depois de mais uma batalha por uma luta cada vez mais difícil. Valeu a pena: com mais uma vitória em Arouca, a 12.ª em 13 jogos, os dragões somaram o oitavo triunfo seguido, mantêm ainda em aberto um sonho do título que parece cada vez mais difícil mas ganharam confortou noutras metas.

Um lance de Otávio que é o espelho de toda a era Sérgio Conceição (a crónica do Arouca-FC Porto)

Com a vitória pela margem mínima frente à equipa revelação do Campeonato, o FC Porto garantiu de forma matemática no mínimo o terceiro lugar, com consequente acesso à terceira pré-eliminatória da Champions, mas deu sobretudo um passo gigante para consolidar a segunda posição, ficando apenas a cinco pontos de assegurar de forma matemática mais uma entrada direta na fase de grupos da Liga milionária. Em relação ao topo da classificação, mantêm-se os quatro pontos de diferença para o líder Benfica, que está a duas vitórias do Campeonato tendo agora duas deslocações consecutivas a Portimão e a Alvalade antes da receção ao Santa Clara na Luz na última jornada da prova. No entanto, se essa esperança da revalidação do título continua viva, também é verdade que pode haver campeão na próxima ronda caso os encarnados ganhem em Portimão (sábado) e os portistas percam na receção ao Casa Pia no Dragão (domingo).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Olhando para outros dados estatísticos, os dragões conseguiram o seu melhor registo na Liga em termos defensivos com três encontros seguidos sem sofrer golos (algo que só tinha feito acontecido uma vez entre janeiro e fevereiro) mas, em paralelo, desceram ao quarto lugar dos ataques mais concretizadores da prova com 64 golos muito por “culpa” dos nove golos marcados nas últimas sete jornadas da competição. Dados que, por decisão do FC Porto, não foram comentados nem por Vítor Bruno na zona de entrevistas rápidas da SportTV nem por Sérgio Conceição na conferência de imprensa (sendo que a sala está num local que ainda é considerado zona técnica, o que impedia a passagem do técnico). Assim, o único elemento a falar foi mesmo o MVP da partida, Otávio, que na flash interview recusou desistir de lutar pelo título.

“Realizámos um grande jogo. O resultado poderia ter sido mais dilatado. Chegámos lá muitas vezes, mas faltou concretizar. O mais importante também é o triunfo. É sempre importante marcar, ainda para mais no final da primeira parte. A equipa realizou um grande trabalho após um jogo difícil na Taça de Portugal. Não podíamos gerir o resultado porque a vantagem era mínima. Procurámos fazer o nosso jogo sempre com os olhos na baliza adversária. Quantos mais golos o grupo marcar melhor, mas o fundamental são os três pontos em cada jogo. Título? Vamos continuar a fazer o nosso trabalho para ganhar os nossos jogos. No final vamos ver quem é o campeão”, comentou o internacional português após o triunfo em Arouca.