Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O porta-voz das forças armadas ucranianas no leste do país, Serhii Cherevaty, afirmou hoje que as forças russas estão exaustas e foram massacradas na cidade de Bakhmut nas últimas horas. A “retirada estratégica” foi confirmada pelo Ministério da Defesa russo, e também pelo líder do grupo Wagner, que descreveu a situação menos como uma “retirada” e mais como uma “fuga”.

“Só no último dia houve 40 combates, e como resultado 190 ocupantes morreram, 244 ficaram feridos e outros 15 foram capturados”, disse Cherevaty ao serviço noticioso de televisão nacional. O porta-voz também mencionou a destruição de três tanques e cinco depósitos de munição russos na área.

“Isso indica que a nossa operação continua com sucesso”, disse Cherevaty, acrescentando que o grupo mercenário russo Wagner, que liderou os ataques russos a Bakhmut, no leste do país e cenário da mais longa batalha na Ucrânia, “não cumpriu nenhum dos seus prazos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o porta-voz, que destacou a baixa motivação das tropas russas, a campanha de Moscovo na cidade está a ser afetada pela substituição dos mercenários de Wagner por unidades do exército regular russo com pouca vontade de combater.

Cherevaty também disse que as forças ucranianas empurraram as forças russas para trás a uma distância estimada entre 250 metros e um quilómetro e meio.

Horas antes, a vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Malyar, afirmara que as tropas ucranianas haviam forçado o recuo dos russos em dois na área de Bakhmut.

Putin diz que nunca recusou “via diplomática” para resolver a guerra

Kremlin confirma retirada estratégica; grupo Wagner fala em fuga

Os avanços ucranianos em Bakhmut foram confirmados pelo próprio Ministério da Defesa russo, que falou numa retirada parcial do norte da cidade. Os militares russos recuaram “para posições mais vantajosas”, ou seja, para junto do lago de Berkhikva.

Leitura bem diferente teve o líder do grupo Wagner. Num vídeo publicado no Telegram, Yevgeny Prigozhin descreveu a situação no terreno como caótica. “O que Konashenkov [porta-voz do Ministério da Defesa] descreveu, infelizmente, chama-se uma ‘fuga’, não um ‘reagrupamento'”, atirou o líder mercenário, citado pela Reuters.

Num outro vídeo, Prigozhin afirmou que os militares ucranianos tinham conseguido reconquistado um importante acesso da cidade, e tinham controlo de vários pontos elevados da cidade, conferindo-lhes uma vantagem tática.

“A perda do reservatório de Berkhivka, o território que eles abandonaram — só isso são 5km, apenas hoje”, disse Prigozhin. O inimigo libertou completamento da estrada que liga Chasiv Yar a Bakhmut, que estava bloqueada. Conseguem agora utilizar esta estrada, e têm também uma vantagem tática nos terrenos elevados abaixo dos quais Bakhmut está localizada”, referiu o fundador da organização paramilitar, que tem repetidamente denunciado os falhanços russos no terreno, bem como a falta de munições para os seus homens na cidade.

Primavera, verão, outono ou inverno? Zelensky travou a fundo e a contraofensiva ucraniana ficou sem data marcada