As tropas russas controlam cerca de 70% da cidade ucraniana de Mariinka, na região de Donetsk (leste), declarou esta quinta-feira o comandante das tropas especiais chechenas “Akhmat”, Apti Alaudinov, que informou sobre a chegada próxima das suas unidades àquela zona.

“Entre as brigadas 150 e 20 libertaram cerca de 70% de Mariinka”, afirmou em entrevista ao canal de televisão Zvezda, administrado pelo Ministério da Defesa russo.

Alaudinov destacou que a restante área da cidade será ocupada pela sua unidade “Akhmat” com o apoio da brigada 150. “Eles estarão connosco com unidades que nos apoiarão com fogo, armas pesadas e tudo o que for necessário”, explicou.

Alaudinov afirmou que neste momento há “bons resultados” e as forças russas “avançaram bem”, mas reconheceu que “o inimigo exerce uma resistência muito tenaz”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As informações divulgadas pelas duas partes sobre o curso da guerra não podem ser verificadas de imediato por fontes independentes. “Se as coisas fossem simples, provavelmente não nos teriam chamado. Tenho a certeza de que a missão confiada pelo comandante-em-chefe (Presidente russo, Vladimir Putin] é alcançável”, concluiu.

As unidades de tropas especiais chechenas “Akhmat”, designadas assim pelo líder checheno Ramzan Kadyrov em homenagem ao seu pai, o primeiro líder desta república russa, têm participado ativamente da campanha militar russa na Ucrânia.

Kadyrov declarou a chamada “operação militar especial” russa na Ucrânia uma “guerra santa” para os combatentes chechenos.