A Força Aérea Portuguesa anunciou esta quinta-feira que vai realizar um exercício internacional anual de aeronaves de carga, na Base Aérea de Beja, entre os dias 2 e 14 de julho, o ETAP-T. O exercício visa desenvolver cenários apropriados para vários tipos de missões diferentes, tendo em conta as características das respetivas aeronaves. Segundo a Força Aérea, o objetivo do encontro passa pelo treino e pela preparação para cenários de conflitos atuais.

Em nota enviada às redações, o ramo das Forças Armadas adiantou que este exercício contará em 2023 com a presença de militares da Alemanha, Espanha, Itália, República Checa e Roménia.

“O objetivo deste exercício é aumentar a interoperabilidade das operações, expondo as forças participantes a um ambiente operacional complexo no qual podem treinar técnicas, táticas e procedimentos, preparando-as para os atuais teatros de conflito e missões de apoio humanitário”, pode ler-se na nota.

O ETAP-T está inserido no European Tactical Airlift Centre (ETAC) e decorre anualmente desde 2012 (tendo sido cancelado em 2020 e 2021 por causa da pandemia de Covid-19). Esta será a 5.ª vez que decorre em Portugal, depois de 2015, 2016, 2017 e 2022.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR