O “problema técnico” que estava a afetar toda a rede do sistema de planeamento de voos no Reino Unido — levando a atrasos de muitas horas nas rotas com destino e partida do Reino Unido — já foi “identificado e resolvido”, ainda que os passageiros continuem a enfrentar as dificuldades decorrentes do problema, indicam, em comunicado, citado pelo The Guardian, os Serviços Nacionais de Tráfego Aéreo do Reino Unido (NATS, sigla em inglês).”Estamos agora a trabalhar de perto com as companhias aéreas e aeroportos para gerir o efeito nos voos da forma mais eficiente possível”.

Na manhã desta segunda-feira, os controladores de tráfego aéreo do Reino Unido enfrentaram uma “falha técnica em toda a rede”, o que levou à aplicação de “restrições ao fluxo de tráfego” de forma a manter a segurança”.

A notícia foi confirmada pelo NATS que adianta que “engenheiros estão a trabalhar para encontrar e consertar a falha“, cita a BBC. “Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar”.

Agora citados pela Sky News, os Serviços Nacionais realçam que o espaço aéreo britânico não esteve fechado, mas antes com restrições. “Continuamos a trabalhar para resolver o problema técnico.”

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Sem tempo estimado para a resolução do problema, a Eurocontrol, organização europeia para a segurança da navegação aérea, alertou para os atrasos “muito altos” provocados por “falha em sistema de processamento de dados” no Reino Unido.

Foi esta manhã, através da rede social X (antes, Twitter), que Loganair deu o alerta sobre os problemas técnicos na rede, ao alertar os clientes para o atraso nos voos.

Sediada em Glasgow, a companhia aérea escocesa escreveu: “Houve uma falha em toda a rede dos sistemas informáticos de controle de tráfego aéreo do Reino Unido esta manhã”, pode ler-se.

“Embora tenhamos esperança de poder operar a maioria dos voos dentro da Escócia com base na coordenação local e com um mínimo de perturbações, os voos norte-sul e internacionais podem estar sujeitos a atraso. Se hoje voar connosco, consulte o nosso site para aceder às informações mais recentes sobre o seu voo, antes de partir para o aeroporto.”

As companhias aéreas lançaram, entretanto, vários alertas sobre atrasos nos voos, sobre os quais se vão somando relatos, incluindo a partir do aeroporto de Faro, no Algarve. Sarah Mayor, cidadã britânica, acabou por abandonar o aeroporto algarvio com o marido, depois de ter sido informada que o seu voo para Londres poderia demorar um total de sete horas a partir, relata o The Guardian. “Às 11h estávamos no autocarro prestes a seguir para o avião, que deveria partir às 11h25. Depois de dez minutos de espera, tiraram-nos do autocarro e disseram-nos que todos os voos foram suspensos até novo aviso”.

O voou de Kevin Pashby, jornalista da BBC, da ilha da Gran Canária, no arquipélago das Canárias, para Manchester, no Reino Unido, já leva um atraso de nove horas. Gabby Logan, apresentadora britânica, por exemplo, está no aeroporto de Budapeste, onde foi informada de que o espaço aéreo do Reino Unido tinha sido encerrado e que, por esse motivo, poderia ficar 12 horas à espera pelo início do voo, relata a BBC.