O tenista Novak Djokovic garantiu o regresso à liderança do ranking mundial ao bater, na primeira ronda do Open dos Estados Unidos, Alexandre Muller por 6-0, 6-2 e 6-3 na noite de segunda-feira.

A partida começou depois das 23h00 (04h00 desta terça-feira em Lisboa), após uma cerimónia na noite de abertura do torneio, mas Djokovic disse, na entrevista após a partida, que “as sessões noturnas aqui são sempre algo muito especial”.

“Acho que comecei o primeiro set tremendamente bem“, disse o sérvio, que precisou apenas de 23 minutos para conquistar o primeiro parcial sem perder um jogo face ao francês Muller, de 26 anos, número 84 do ranking ATP.

Após a partida, que durou uma hora e 35 minutos, Djokovic admitiu alguns problemas no serviço no segundo e terceiro sets, mas mostrou-se satisfeito por ter jogado a alto nível “do início ao fim”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na próxima ronda, o sérvio vai defrontar o espanhol Bernabé Zapata, número 76 do ranking mundial, que derrotou o jovem norte-americano Ethan Quinn por 6-4, 6-4 e 6-3 em duas horas e 13 minutos.

“Não existe qualquer adversário fácil”, disse Djokovic, que descreveu Zapata como um especialista em torneios de terra batida, mas que também foi capaz de se adaptar a pisos rápidos.

O tenista de 36 anos, que já conquistou 95 títulos ao longo da carreira, precisava apenas de vencer um encontro nos Estados Unidos para destronar o tenista espanhol Carlos Alcaraz, de 20 anos, no topo do ranking mundial.

Na próxima atualização do ranking ATP, a 11 de setembro, Djokovic vai estar na liderança pela 390.ª semana, ampliando assim o seu próprio recorde.

Depois de ter falhado a edição de 2022 por não ser vacinado contra a Covid-19, tal como sucedeu esta temporada nos Masters 1.000 de Miami e Indian Wells, o tenista de Belgrado está pela 17.ª vez no major norte-americano, que venceu três vezes em nove finais disputadas.

Djokovic disse que é “sempre um prazer e uma honra” jogar o Open dos Estados Unidos, acrescentando que estava “animado” por estar de volta.

O sérvio detém 23 títulos em torneios do Grand Slam e em Flushing Meadows vai procurar igualar os 24 troféus da australiana Margaret Court.

Nesta época, Djokovic regista 38 encontros ganhos e apenas cinco perdidos, um dos quais precisamente frente a Carlos Alcaraz na final de Wimbledon, penúltimo major da temporada.

God save the (new) king: Carlitos Alcaraz vence Djokovic numa final de 4h45 e conquista pela primeira vez Wimbledon

Os dois tenistas estão empatados no confronto direto (2-2), após a recente vitória de Djokovic na final do Masters 1.000 de Cincinnati, naquele que foi o 12.º torneio de Alcaraz esta temporada.

Djokovic vence Alcaraz na final do Masters 1.000 de Cincinnati

Apesar da derrota, o jovem natural de Múrcia chega a Nova Iorque, onde há um ano se estreou a vencer no Grand Slam, com 53 encontros ganhos e seis perdidos — o melhor registo no circuito este ano —, além dos seis títulos alcançados, num total de oito finais jogadas.