Os dias de mau tempo extremo em Espanha já provocaram a morte de três pessoas e fizeram dois desaparecidos.

Segundo as autoridades espanholas, que fizeram uma atualização da situação esta segunda-feira, as duas primeiras mortes aconteceram em Toledo, na região de Castela La Mancha. Uma delas morreu num carro arrastado pela água e outra num elevador. A meio da tarde a TVE adiantou que já há registo de mais uma vítima mortal, também em Toledo.

Sob influência de uma “depressão isolada em níveis altos”, Espanha tem estado em alerta. No domingo boa parte do país foi afetado por chuvas torrenciais, que acabaram por se intensificar durante a tarde e a noite, e esta segunda-feira continua ativo o aviso amarelo para Madrid e Castela La Mancha.

Nestes dias, além das situações mais graves registaram-se milhares de ocorrências por todo o país, que levaram ao resgate de dezenas de pessoas das suas casas e carros, ao corte da circulação de comboios e ao cancelamento de um jogo de futebol da I Liga espanhola, entre o Atlético de Madrid e o Sevilha. Neste momento continuam a verificar-se atrasos nos comboios.

Durante esta segunda-feira continuam as previsões de chuva em várias regiões espanholas.

Fim de semana de inundações

Na comunidade de Madrid, que esteve sob aviso vermelho durante quase todo o dia de domingo, foram fechados parques e instalações municipais, bem como vários túneis, segundo noticiou o jornal El Mundo. Os receberam mesmo uma mensagem da Proteção Civil a apelar a que permanecessem em casa e não utilizassem os veículos particulares, a menos que seja necessário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Devido a esta situação excecional e anormal, em que vão ser ultrapassados recordes de chuva, eu peço à população para que fique em casa este domingo”, escreveu Jose Luis Martinez-Almeida, presidente da câmara de Madrid, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

Pelo país foram cortadas várias estradas e autoestradas e os voos em alguns aeroportos sofreram atrasos. A Renfe, a empresa pública ferroviária, anunciou que vai permitir de forma gratuita que passageiros afetados troquem ou cancelem os seus bilhetes de viagem.

Atualizado no dia 4 de setembro às 12h16.