Dois homens e uma mulher deram à costa junto à praia da Formosa, em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras, em paragem cardiorrespiratória, depois de o veleiro onde seguiam ter naufragado, segundo fonte da Marinha.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Marinha Portuguesa, comandante José Sousa Luís, adiantou que “os quatro náufragos que deram à costa não tinham colete, estando a ser assistidos”, desconhecendo para já o seu estado de saúde. Entretanto, soube-se que tinham morrido, disse à Lusa o porta-voz da Marinha Portuguesa. “Os óbitos foram declarados no local”, disse o comandante José Sousa Luís, em declarações à agência Lusa cerca das 13h00.

De acordo com o porta-voz, o veleiro, de bandeira dinamarquesa, tinha saído esta manhã da marina de Peniche com quatro pessoas a bordo.

O veleiro de bandeira dinamarquesa naufragou a 1.000 metros ao largo da praia da Formosa, em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

“O alerta para o acidente foi dado às 11h08, tendo sido mobilizados para o local uma embarcação salva-vidas de Peniche e um helicóptero da Força Aérea”, disse.

“À chegada ao local, constatou-se que tinham dado à costa alguns destroços, alegadamente da embarcação, e quatro náufragos, dois do sexo masculino e dois do sexo feminino, todos sem coletes salva-vidas e em paragem cardiorrespiratória. Os elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras iniciaram de imediato as manobras de reanimação”, é referido num comunicado da Autoridade Marítima Nacional.

Foram de imediato iniciadas buscas por eventuais tripulantes desaparecidos, que foram coordenadas no local pelo capitão do Porto e comandante-local da Polícia Marítima de Peniche. O alerta para o acidente foi dado às 11h08 e foram mobilizados para o local uma embarcação salva-vidas de Peniche e um helicóptero da Força Aérea, que foram entretanto desmobilizados.

A costa portuguesa tem estado em alerta vermelho, laranja e amarelo devido primeiro à passagem da frente associada à passagem da tempestade Ciarán, que provocou ondulação de 8 a 10 metros de altura (com ondas que chegaram aos 14 metros) e agora com a aproximação da tempestade Domingos, que também provocará o mesmo tipo de agitação marítima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR