Um dos ocupantes da aeronave de instrução que caiu esta sexta-feira no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, morreu e o outro sofreu ferimentos graves, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

A fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo precisou que a vítima mortal é o homem de 40 anos que seguia na aeronave, enquanto o de 22 é o ferido grave. O jovem que ficou ferido aguardava a chegada do helicóptero do INEM para ser transportado para uma unidade hospitalar.

A Lusa constatou no local que, às 17h15, o helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estava a aterrar no aeródromo. O alerta para o acidente aéreo foi dado às 15:49.

Segundo a mesma fonte da Proteção Civil, a aeronave acidentada é um Cessna de instrução.

A Lusa, que se encontra no aeródromo a acompanhar a Cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, apercebeu-se, através do barulho, da queda da aeronave.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Portugal Air Summit regressa a Ponte de Sor em novembro para lançar internacionalização

Testemunhas relataram à Lusa que a avião teria “acabado de levantar voo” quando “fez uma espécie de pirueta e caiu”. A aeronave ficou junto da pista do aeródromo e os meios de socorro deslocaram-se de imediato para o local.

Este acidente ocorreu horas depois de um outro, a poucos quilómetros, também no concelho de Ponte de Sor, envolvendo um avião ultraleve, que provocou dois feridos graves.

Em declarações à agência Lusa, por volta das 13h00, o comandante dos Bombeiros de Ponte de Sor, Simão Velez, indicou que as vítimas tinham sido estabilizadas no local pelas equipas de emergência e que iam ser transportadas para o hospital.

Os ocupantes da aeronave são dois homens, um de 32 anos e o outro de 39, adiantou.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o ferido de 32 anos foi transportado num helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital de São José, em Lisboa.

Já o ferido de 39 seguiu numa ambulância dos bombeiros para as urgências do hospital de Abrantes, precisou. O alerta para este acidente aéreo foi dado às autoridades às 11h06.

As operações de socorro, de acordo com a página de Internet da Proteção Civil, mobilizaram 25 operacionais, apoiados por 10 veículos e um helicóptero.

O acidente ocorreu a poucos quilómetros do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, onde decorre, até domingo, o Portugal Air Summit.

Contactada pela Lusa, a diretora do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, Sandra Catarino, referiu que a aeronave acidentada não está relacionada com a atividade desta infraestrutura e que se tratava de “um voo privado”.

Não está relacionado nem com atividade nem com o programa da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit e não condiciona as atividades aéreas planeadas para o fim de semana”, acrescentou.

As circunstâncias em que ocorreu o acidente vão ser averiguadas pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), que já deslocou uma equipa para o local, disse à Lusa uma fonte deste organismo.