Tinha sofrido uma queda com gravidade na segunda etapa da prova de motas do Rali Dakar, estava internado há uma semana nos cuidados intensivos, não resistiu aos danos provocados pela paragem cardiorrespiratória que sofreu na altura do acidente. Morreu Carles Falcón, piloto espanhol. Tinha 45 anos.

“A equipa médica confirmou-nos que os danos neurológicos causados pela paragem cardiorrespiratória no momento do acidente são irreversíveis. Ele deixou-nos”, anunciou a equipa TwinTrail em comunicado. “O Carles era uma pessoa sorridente, sempre ativa, que desfrutava com paixão de tudo o que fazia, em especial as motas. Deixou-nos a fazer algo que era o seu sonho, correr o Dakar. Estava a desfrutar, era feliz em cima da mota. Devemos recordá-lo pelo seu sorriso e pela felicidade que gerava em todos”, salientou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Engenheiro informático de formação. Instrutor de motas e guia turístico de motas por paixão. São muitos os que aprenderam ao seu lado. Ensinava com paciência, energia e alegria, fazia com que todos gostassem da mota. Foi isto que ele nos deixou e que vamos guardar sempre connosco, todos os que lhe foram próximos, família, amigos, colegas e apoiantes. Da parte da família e da equipa, pedimos o favor de manter a privacidade dos atos de despedida que terão lugar nos próximos dias”, acrescentou o comunicado.

Como explica o jornal Marca, Falcón sofreu uma queda na zona rápida do final da especial da segunda etapa, tendo um embate forte com a cabeça que provocou uma paragem cardiorrespiratória. O piloto português Alexandre Azinhais foi o primeiro a passar por essa posição, numa altura em que o espanhol não tinha pulso, e esteve em manobras de reanimação durante 15 minutos até à chegada dos médicos ao local. Levado para o hospital, os primeiros exames apontavam para um edema cerebral com fratura numa vértebra, sendo que novos exames diagnosticaram outras fraturas que deixavam Carles Falcón em situação grave. Há três dias, os médicos do hospital de Riade autorizaram que o piloto, em estado crítico, voltasse ao seu país.