Este ano, a Samsung antecipou o lançamento da série S24 em quase dois meses face à data habitual. Se os lançamentos anteriores têm ficado centrados no desempenho da câmara, com mais zoom ou com resultados mais detalhados em ambientes escuros, em 2024 o foco incide na tecnologia do momento: a inteligência artificial (IA).

Numa apresentação feita em San José, na Califórnia, de onde têm vindo algumas tendências da IA, a marca sul-coreana apresentou a série Galaxy S24, apresentando o seu “primeiro telefone IA”.

Era um segredo mal guardado – todos os conteúdos ligados à apresentação já falavam em IA, uma tecnologia que já nem era uma estranha para a empresa. A diferença é que os três modelos conhecidos esta quarta-feira têm mais funcionalidades ligadas à IA, desde tradução em tempo real até ao fenómeno da IA generativa, com a apresentação de um assistente para ajudar a escrever mensagens adaptadas a cada contexto.

A série é composta por três modelos, com diferentes especificações e preços: o Galaxy S24, S24+ e ainda o S24 Ultra, o equipamento mais avançado. Como já tem acontecido noutros anos, o Ultra é o equipamento com maiores dimensões, com 6,8 polegadas, e que pela primeira vez vai ter um corpo em titânio. Os outros dois modelos vão recorrer a Armor Aluminium, uma evolução do material que promete ser “10% mais resistente”, e chegam em dois tamanhos: 6,2 polegadas no S24 e 6,7 polegadas no S24+.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em todos os modelos é usada a norma IP68, que implica resistência à água e ao pó. Num momento em que a sustentabilidade é cada vez mais exigida às marcas e os próprios clientes esperam equipamentos com tempos de vida mais longos, os S24 vão ter sete atualizações de sistema operativo e mais sete anos de atualizações de segurança.

As funcionalidades de IA vão estar presentes nos três equipamentos, mas estarão dependentes de se ter uma conta Samsung ativa. Algumas das ferramentas vão tirar partido do modelo Gemini, desenvolvido pela Google. Uma das novidades nos telefones é a função de tradução em tempo real, nos dois sentidos, seja em chamadas de voz ou em texto. Por exemplo, vai ser possível falar ao telefone com alguém de outra nacionalidade, cada um no seu idioma, ou fazer uma reserva num restaurante enquanto está num país onde não domina a língua. Pelo anúncio da Samsung, não são necessárias aplicações de terceiros e a conversa ficará privada, já que a tradução é feita no dispositivo. Na apresentação, a empresa demonstrou que, no início da chamada, é feito o aviso de que há uma tradução automática a ser feita. Vai ser preciso esperar até à segunda metade do ano para ter esta funcionalidade disponível em português de Portugal.

Google lança modelo de IA que diz ser “o maior e mais capaz” até agora. Bard vai ganhar poderes com Gemini

Ainda na componente de tradução, a funcionalidade intérprete vai ficar disponível numa vista de ecrã dividido, quando as pessoas estão frente a frente, para que cada pessoa possa ver a transcrição do texto do que disse a outra pessoa, no seu idioma. A diferença é que vai funcionar mesmo sem dados móveis ou Wi-Fi.

O exemplo da tradução em ecrã dividido

Com uma ajuda da IA generativa, os S24 vão ter uma função de assistente de chat. No menu habitual das mensagens, passará a existir uma opção com a qual vai ser possível ter tradução instantânea sem sair da app ou usar outras aplicações. Esta vai ter a capacidade para se adaptar a diferentes contextos: por exemplo, criar uma mensagem mais formal para alguém com quem se trabalha ou uma mais descontraída para um amigo.

O assistente não vai limitar-se às mensagens já que, através do teclado Samsung, vai ser possível traduzir também emails em 13 idiomas. Já quando conjugado com o Android Auto, que está disponível em alguns automóveis, vai resumir de forma automática as mensagens recebidas e sugerir respostas e ações ao condutor – por exemplo, se receber uma mensagem a perguntar quanto tempo demora, poderá sugerir enviar como resposta a hora prevista de chegada.

A IA passará ainda pelo assistente de notas, que vão fazer resumos, ou modelos de notas já feitos. Para quem tiver de gravar muitos ficheiros áudio – entrevistas, aulas ou palestras – a ferramenta assistente de transcrição vai poder transcrever, resumir e traduzir gravações. Vai ter algumas limitações, já que só vai funcionar com ficheiros de áudio que foram gravados com a aplicação própria da Samsung. Para quem quiser ainda mais resumos, haverá um assistente web que poderá gerar de forma rápida um resumo do texto que está a ver.

A presença da IA nestes smartphones não vai limitar-se às funcionalidades ligadas à comunicação. O processador de imagem vai juntar-se a esta tecnologia para melhorar imagens em ambientes pouco iluminados e no Photo Assist os utilizadores vão poder editar as fotografias de uma forma mais rápida. Fruto de uma ligação ao Instagram, todas as imagens captadas com os novos Galaxy vão aparecer na totalidade na rede social e em HDR, sem necessidade de ajustes para as publicações.

Tendo em conta as preocupações atuais com as imagens geradas ou editadas por IA, a Samsung anunciou que as imagens que passam por edição de IA vão ter uma pequena marca de água no canto inferior do ecrã e informação nos metadados.

No fim da apresentação, a Samsung confirmou que está a trabalhar num novo gadget, chamado Ring, um anel que será usado para monitorização de dados de saúde, mas sem revelar mais informações sobre o projeto.

Desenhar um círculo em qualquer app para pesquisar

À medida que a tecnologia foi evoluindo, também a forma de pesquisar se alterou. Hoje em dia, a pesquisa já é feita até através da voz ou a partir de imagens específicas. Não fica por aqui, já que, a partir de agora, com a funcionalidade Circle to Search, bastará fazer um círculo no ecrã à volta do que se quer pesquisar.

A funcionalidade foi desenvolvida pela Google e vai estrear-se no final de janeiro, num grupo muito restrito de telefones: a linha S24 e os Pixel 8 e 8 Pro, que são vendidos pela Google e chegaram ao mercado nacional em outubro.

Google vai ter mais uma forma de pesquisar: basta desenhar um círculo à volta do que interessa

Vai ser uma forma mais visual de pesquisar e que, segundo a Google, funcionará com todas as aplicações. Por exemplo, está a ver uma story no Instagram de alguém que está de férias. Na imagem está um monumento, mas não sabe bem identificar qual é? Basta fazer um círculo à volta do que quer saber e vai receber a informação num resultado de pesquisa do Google, com a promessa de que ficará na mesma página. E, uma vez que se está a falar de IA, é possível fazer pesquisas adicionais mais complexas sobre o tema.

Um dos exemplos da funcionalidade Circle to Search. Basta fazer um círculo à volta do que se quer pesquisar e é possível fazer questões adicionais

Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sénior da Google, esteve presente na apresentação da Samsung, com a marca sul-coreana a dizer que “está aberta à colaboração”. Já Lockheimer mencionou uma “parceria de vários anos” entre a Samsung e a Google.

Google lança novos smartphones Pixel, que chegam pela primeira vez a Portugal

As características técnicas dos equipamentos, que chegam a Portugal a partir de 939 euros

Um olhar rápido vai permitir distinguir os equipamentos base da linha, o S24 e o S24+, do modelo Ultra. Enquanto o Ultra tem arestas mais pronunciadas e linhas mais direitas, além da S Pen, os outros dois equipamentos vão ter uma forma arredondada e ainda um acabamento fosco.

Como em todas as apresentações de smartphones, é feita a habitual promessa de que se trata de um dispositivo mais avançado em relação ao antecessor. Os modelos base vão usar um processador Exynos 2400, enquanto o Ultra usa um componente Snapdragon 8 Gen e tem um sistema de refrigeração que é “90% maior, reduzindo a temperatura”, descreve a marca sul-coreana.

O modelo Ultra é o que tem o módulo de câmara mais desenvolvido: a câmara principal tem um sensor de 200 MP, uma teleobjetiva de 10 MP e uma lente de 50 MP. É o único equipamento da linha com até quatro níveis de zoom (2, 3, 5 e 10 vezes), com qualidade ótica e um space zoom de 100 vezes. O módulo fica completo com uma ultra grande angular de 12 MP. Nos outros dois telefones é usado um sensor de 50 MP para a câmara principal, uma teleobjetiva de 10 MP com space zoom de 30 vezes e uma câmara ultra grande angular de 12 MP. Já a câmara frontal é comum aos três equipamentos: 12 MP, com abertura 2,2.

O S24, o equipamento mais pequeno, está equipado com uma bateria de 4 mil mAh, o S24+ de 4.900 mAh e o Ultra de 5 mil mAh. Nenhum dos equipamentos tem carregador incluído, como aliás já aconteceu noutras séries. No S24+ e no Ultra é feito carregamento ultra rápido de 45 W e de 25 W no S24. Todos são compatíveis com carregamento sem fios, de 15 W, e permitem a partilha de carregamento sem fios – para, por exemplo, carregar outros equipamentos, como auriculares. A marca argumenta que, como a IA vai aprender com os hábitos dos utilizadores, haverá uma otimização do consumo consoante os padrões de uso.

Na inteligência artificial, há um antes e um depois do ChatGPT. É em 2024 que a tecnologia vai fazer tudo por nós?

Os três equipamentos vão usar a versão 14 do Android, com a interface da Samsung One UI 6.1.

Os smartphones vão chegar a Portugal a 31 de janeiro, com preços a partir de 939,90 euros, ligeiramente abaixo dos 989 que custava o S23 base há um ano. O S24 vai estar disponível em duas configurações: 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento (939,90 euros) ou 8 GB e 256 GB de armazenamento (999,90 euros).

O S24+ tem a versão de 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento (1.199,90 euros) ou 12 GB e 256 GB de espaço (1.319,90 euros). O Ultra é o único que tem três versões, todas com 12 GB, mas com armazenamento diferente: 256 GB (1.499,90 euros), 512 GB (1.619,90 euros) e 1 TB (1.859,90 euros).

(Atualizado com mais informação)