“Nesta Argentina, cá se fazem, cá se pagam.” Foi assim que a ministra da Segurança Nacional da Argentina, Patricia Bullrich, terminou uma publicação na sua conta pessoal do X (antigo Twitter) em que dava conta de que tinha sido detido um homem que “ameaçou de morte” o atual Chefe de Estado argentino, Javier Milei.

Segundo adiantou Patricia Bullrich, o homem “ligava” para o número de emergência — 911 na Argentina, 112 em Portugal — para ameaçar Javier Milei. A ministra detalha ainda que o detido “fazia ameaças de bomba contra a Casa Rosada”, a sede da presidência argentina, e também contra a Câmara dos Deputados. “Foi detido pela polícia federal argentina [PFA] e está agora à disposição da Justiça.”

O homem de 48 anos, detido em Rafael Castillo, uma cidade nos subúrbios de Buenos Aires, atuava sempre da mesma maneira, informaram fontes do ministério da Segurança ao jornal Infobae. Ligava para o 911, insultava quem lhe atendia a chamada, ameaçava de morte Javier Milei e sugeria que ia colocar bombas em vários edifícios governamentais.

Foram, no total, cinco chamadas em diferentes dias. A polícia conseguiu rastrear o local de onde eram realizadas os telefonemas e deteve esta quinta-feira o homem de 48 anos, após um juiz o ter ordenado, acusando o suspeito de “intimidação pública”. Será agora feita uma avaliação psiquiátrica ao detido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR