Frente ao Moreirense, o FC Porto conseguiu a maior vitória da época (5-0) e igualou o mais longo ciclo de triunfos consecutivos (quatro) da temporada. Tudo isto numa fase em que a equipa azul e branca não perde há seis jogos e atravessa o melhor momento em termos de resultados.

“A equipa sentiu dificuldade perante um adversário que se organizou bem defensivamente, linhas muito juntas, difícil entrar por dentro. Estrategicamente, tinham planeado bem anular aquilo que era a nossa dinâmica ofensiva. Demorámos a perceber o que tínhamos que fazer para encontrar o espaço que nos permitisse criar mais perigo. À entrada do último terço, não definimos da melhor maneira, em tudo aquilo que seriam situações de um contra um no corredor lateral, tínhamos que explorarar o segundo poste. Fizemo-lo poucas vezes”, apontou Sérgio Conceição à SportTV.

Galeno e Francisco são a prova de que a pressa nem sempre é inimiga da perfeição (a crónica do FC Porto-Moreirense)

Apesar da dimensão que a vitória tomou, que só encontra semelhanças ao triunfo contra o Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões (5-3), Sérgio Conceição não ficou agradado a 100% com a exibição. “Houve jogos em que ganhámos pela margem mínima e o conteúdo foi bem mais rico do que hoje. Como treinador, olho para outras coisas”, assumiu o técnico. “Andamos sempre à procura da perfeição. Isto até parece uma maluquice da minha parte depois de termos ganho por 5-0”.

De qualquer forma, o FC Porto atingiu os 41 pontos e manteve a distância para o líder Sporting que tem mais cinco do que os dragões, terceiros classificados. “Os jogadores tiveram sempre uma determinação muito grande, com uma seriedade enorme no jogo, preparados para a transição defesa/ataque do Moreirense que, fisicamente, não é muito dotado, mas, tecnicamente, nas saídas para o ataque, ligavam bem. Fomos sempre à procura do golo que nos desse tranquilidade. Conseguimo-lo através de um canto e, a partir daí, o jogo abriu-se mais. Temos que dar valor a este Moreirense, tinha perdido apenas em casa do líder do campeonato. É uma equipa bem trabalhada, que sabe o que faz em todos os momentos do jogo. Mérito dos meus jogadores que conseguiram um vitória folgada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR