A tempestade Isha, que desde domingo mantém áreas de todo o Reino Unido em alerta com ventos até 145 quilómetros por hora, provocou pelo menos duas mortes, deixou milhares de pessoas sem eletricidade e afetou a rede de transportes em todo o país.

O jornal Guardian avança que a tempestade provocou a morte de um homem de 84 anos, que estava num carro que chocou contra uma árvore derrubada em Grangemouth, em Fife, na Escócia. Há ainda registo da morte de um homem, na casa dos 60 anos, que morreu no condado de Londonderry, Irlanda do Norte num acidente entre duas carrinhas devido à queda de uma árvore.

O serviço meteorológico britânico (Met) emitiu esta segunda-feira um aviso “amarelo”, apontando para um risco de interrupção dos transportes relacionada com o mau tempo em todo o Reino Unido.

A empresa de manutenção da rede elétrica na Irlanda, a ESB Networks, registou esta segunda-feira mais de 170 mil casas sem energia, enquanto a operadora Electricity North West disse que quase oito mil casas ficaram sem eletricidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As redes de eletricidade na Irlanda do Norte também tiveram de contratar centenas de funcionários, depois de cerca de 45 mil clientes os terem contactado por não terem energia.

A tempestade também causou o encerramento de inúmeras estradas no país, enquanto a rede ferroviária Network Rail impôs restrições de velocidade na maioria das suas rotas por razões de segurança devido ao risco de queda de árvores ou estruturas.

A Scottish Railways disse que nenhum comboio vai circular até que todas as linhas sejam inspecionadas e os danos nos cabos da rede em pelo menos 20 locais fossem reparados. Em Glasgow, por exemplo, a circulação ferroviária foi interrompida pela queda de uma vedação na linha.

Em Inglaterra, a empresa East Midlands Railway antecipou “atrasos e perturbações” para esta segunda-feira, e na aviação vários voos foram cancelados ou desviados.

“Devido às condições adversas em todo o Reino Unido, foram implementadas restrições temporárias ao tráfego aéreo. Estas são aplicadas apenas para manter a segurança”, disse um porta-voz dos Serviços Nacionais de Tráfego Aéreo à imprensa local.

O Met indicou que “todos” no Reino Unido foram afetados por esta tempestade, com 28 alertas de cheias em Inglaterra e 50 na Escócia, prevendo-se uma melhoria, embora o vento e os aguaceiros continuem ao longo do dia.

(Atualizado às 12h03)