O serviço espanhol Salvamento Marítimo desembarcou 192 migrantes nas últimas horas na Grã Canária e Tenerife, 24 dos quais menores de idade, que se encontravam em três barcaças localizadas a sul e sudoeste de ambas as ilhas.

De acordo com fontes oficiais espanholas, a embarcação Nunki, do serviço Salvamento Marítimo, ajudou três pessoas de origem norte-africana que se encontravam numa embarcação avistada 17,5 quilómetros a sul de Maspalomas (Grã Canária) no domingo à tarde.

As três pessoas foram desembarcadas ao final da tarde de domingo, em Arguineguín, tendo a embarcação de socorro voltado a partir em busca de outra de um outro grupo de migrantes e localizado um bote a 31,5 quilómetros a sul de Maspalomas.

Encontravam-se 52 pessoas a bordo — uma delas de origem subsariana e as restantes norte-africanas (47 homens e quatro mulheres) — que foram desembarcadas à 01h15 desta segunda-feira na doca de Arguineguín.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No domingo, em Tenerife, o navio Alpheratz foi mobilizado para socorrer, a sudoeste da ilha, uma terceira embarcação localizada a sudoeste da ilha.

A barcaça transportava 137 pessoas de origem subsariana (109 homens, quatro mulheres e 24 menores), que foram acompanhadas até Los Cristianos, onde desembarcaram no início da madrugada.

Estes três salvamentos de pessoas na rota migratória das Canárias surgem após um fim de semana em que chegaram a El Hierro e à Grã Canária mil pessoas, cinco das quais acabaram por morrer.

Mais de 600 migrantes desembarcaram nas Ilhas Canárias desde sábado, três morreram