As câmaras para controlar o estacionamento abusivo no Porto, que estão ser instaladas em pelo menos duas viaturas da Polícia Municipal, devem começar a funcionar em março, disse, esta terça-feira, à Lusa, fonte da autarquia.

“É expectável que o serviço esteja a funcionar no mês de março“, pode ler-se numa resposta de fonte oficial da Câmara Municipal do Porto a uma questão da Lusa.

O JN noticiou, esta terça-feira, que a Polícia Municipal do Porto já recebeu as câmaras a instalar em pelo menos dois veículos daquela força policial, que irão multar os veículos mal estacionados através do registo fotográfico das respetivas matrículas.

O sistema recolherá imagens dos veículos infratores, cabendo ao agente que está na viatura com a câmara instalada no seu tejadilho a emissão da respetiva coima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o JN, em 2023 foram emitidos mais de 33 mil autos de contraordenação no Porto, tendo sido registados um total de 15.515 reboques de viaturas.

Também os radares móveis de controlo de velocidade já estão a funcionar desde o início do ano, segundo fonte da autarquia disse ao JN.

Além das câmaras instaladas em viaturas da Polícia Municipal e dos radares móveis de controlo de velocidade, a partir deste ano a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) também já começou a fiscalizar o estacionamento indevido nos corredores BUS e paragens de autocarro, fruto de um protocolo assinado com o município.

“A STCP e a Polícia Municipal têm uma viatura comum, na qual anda um elemento da STCP e um fiscal da Polícia Municipal que faz as autuações. Neste momento, vamos dar a possibilidade a elementos da própria STCP, que estão devidamente formados e acreditados, para fazer a fiscalização exclusiva no âmbito da mobilidade dos transportes públicos”, afirmou o comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva, em dezembro.

Em causa estão pelo menos cinco viaturas afetas a este controlo, com pelo menos 15 fiscais.