Afinal, a bomba da década poderá não ter sido assim tão pacífica dentro de portas. Depois das notícias iniciais, que davam conta de que Charles Leclerc tinha sido informado sobre todo o processo de contratação de Lewis Hamilton por parte da Ferrari e estava até satisfeito com a ideia, surge a possibilidade de o piloto monegasco ter sido apanhado completamente desprevenido. 

De acordo com o Corriere dello Sport, Leclerc soube que Hamilton irá ser piloto da Ferrari em 2025 praticamente quando o resto do mundo também ficou a saber. O monegasco de 26 anos renovou contrato recentemente, até 2029, e nesse momento “não fazia qualquer ideia do que estava prestes a acontecer”, indica o jornal italiano. Ou seja, não tinha noção de que já no próximo ano irá deixar de ser o primeiro piloto da Ferrari para se tornar, muito provavelmente, o segundo.

Primeiro Toto Wolff, depois Peter Bonnington e por fim o mundo: saída para a Ferrari surpreendeu até o círculo próximo de Hamilton

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a mesma notícia, Charles Leclerc terá ficado “chocado e desiludido com a decisão da Ferrari”, principalmente por não ter sido informado sobre todo o processo atempadamente e antes de renovar contrato por várias temporadas. Ainda assim, o piloto terá decidido não falar publicamente sobre o assunto, para “não dar sinais de debilidade”, e também se tem mantido à margem das informações mais recentes sobre o eventual contrato de Lewis Hamilton na Ferrari — que deve rondar os 100 milhões de euros entre salário fixo, patrocínios, direitos de imagem e bonificações.

Seja como for e mesmo mantendo o silêncio até lá, Leclerc dificilmente poderá escapar a perguntas sobre Hamilton já no próximo dia 13 de fevereiro, a data da apresentação do carro da Ferrari para 2024 — onde ainda irá surgir ao lado de Carlos Sainz, que ficou sem lugar depois da contratação do britânico. De recordar que o espanhol, apanhado à margem de um evento de karts, falou sobre o tema e garantiu não estar “desiludido”.

“A contratação da década na Fórmula 1”: Lewis Hamilton pode estar a caminho da Ferrari em 2025 (com Sainz a perder lugar)

“Já sabia de algumas coisas e preparei-me com minha equipa para essas mudanças no futuro. Ainda assim, não estou a pensar noutra coisa que não em dar o máximo nesta temporada que me falta. Estou bem, concentrado na preparação da temporada. Vou fazer 30 anos em 2024 e sinto-me mais jovem e motivado do que nunca. Estou consciente daquilo que valho enquanto piloto e é por isso que estou muito tranquilo em relação ao futuro. De certeza que vão chegar coisas boas”, atirou Sainz, acrescentando um enigmático “tudo a seu tempo” quando questionado sobre os rumores que o associam à Mercedes, à McLaren e à Audi.

As declarações do piloto espanhol, que garantiu já saber de “algumas coisas”, tornam o aparente choque de Charles Leclerc ainda mais imprevisível — até porque, ao que parece, Carlos Sainz não era o único a ter noção do que se estava a passar nos bastidores. Para além de já existirem rumores sobre uma eventual ida de Lewis Hamilton para a Ferrari há muito tempo, também Pierre Gasly revelou nos últimos dias que já tinha conhecimento do processo.

“Ele estava há muito tempo com a Mercedes, mas eu tinha noção de que existiam conversações com a Ferrari. Ele está a caminhar para o final da carreira, era agora ou nunca. Acho que tudo isto foi um segredo durante algum tempo. Desejo-lhe o melhor. É o piloto mais bem sucedido de sempre a agarrar um novo projeto, um novo desafio, e toda a gente vai acompanhar tudo de perto. Existiu uma oportunidade para os dois lados e acho que a Ferrari e o Lewis aproveitaram-na em conjunto”, disse o piloto francês durante a apresentação do carro da Alpine para a nova temporada.