Em atualização

O desabamento de uma mina a céu aberto no município Angostura do estado venezuelano de Bolívar, a sudeste da Venezuela, provocou pelo menos 16 mortos, segundo os últimos números por Carlos Pérez Ampueda, vice-ministro venezuelano da gestão de riscos e Proteção Civil, na rede social X (antigo Twitter).

O desabamento da mina “Bulla Loca” ocorreu ao final da tarde de terça-feira e as autoridades continuam os trabalhos de resgate. Inicialmente, a imprensa internacional adiantou que morreram pelo menos 30 pessoas, mas depois de uma revisão em baixa, esse número cifrou-se nos 16 mortos.

Ainda assim, na noite de quarta-feira, Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, afirmou na televisão que morreram 15 pessoas e 11 ficaram feridas, cita a CNN América Latina. Apesar da incongruência, o número de feridos é igual ao que foi adiantado por Ampueda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi um grande golpe na mina de Bulla Loca, com 50 ou 70 pessoas soterradas”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Angostura, Yorgi Arciniega aos jornalistas. Os media locais avançam com a possibilidade de estarem pelo menos 100 pessoas soterradas. O autarca explicou ainda que o desabamento da mina ocorreu numa zona de difícil acesso.

Vídeos divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que dezenas de pessoas tentam resgatar os mineiros afetados pelo desabamento e outras tentam fugir do local ou transportam os feridos em macas improvisadas.