Em atualização
O desabamento de uma mina a céu aberto no município Angostura do estado venezuelano de Bolívar, a sudeste da Venezuela, provocou pelo menos 16 mortos, segundo os últimos números por Carlos Pérez Ampueda, vice-ministro venezuelano da gestão de riscos e Proteção Civil, na rede social X (antigo Twitter).
O desabamento da mina “Bulla Loca” ocorreu ao final da tarde de terça-feira e as autoridades continuam os trabalhos de resgate. Inicialmente, a imprensa internacional adiantou que morreram pelo menos 30 pessoas, mas depois de uma revisão em baixa, esse número cifrou-se nos 16 mortos.
???????? | Al menos 30 muertos y más de cien personas sepultadas deja un derrumbe en mina 'Bulla Loca' de Bolívar, #Venezuela. (Febrero 21, 2024). #Landslide #Oro #Climagrampic.twitter.com/JP8lW8BdtP
— ⚠️Alerta Climagram???? (@deZabedrosky) February 21, 2024
Ainda assim, na noite de quarta-feira, Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, afirmou na televisão que morreram 15 pessoas e 11 ficaram feridas, cita a CNN América Latina. Apesar da incongruência, o número de feridos é igual ao que foi adiantado por Ampueda.
“Foi um grande golpe na mina de Bulla Loca, com 50 ou 70 pessoas soterradas”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Angostura, Yorgi Arciniega aos jornalistas. Os media locais avançam com a possibilidade de estarem pelo menos 100 pessoas soterradas. O autarca explicou ainda que o desabamento da mina ocorreu numa zona de difícil acesso.
#ENFOTOS | Los equipos de Protección Civil y seguridad del Estado han intensificado sus esfuerzos en las labores de rescate de las víctimas del trágico accidente minero en el yacimiento minero "Bulla Loca” en La Paragua, municipio Bolivariano de Angostura, #Venezuela ???????? pic.twitter.com/k6f2FF3Eoc
— teleSUR TV (@teleSURtv) February 21, 2024
Vídeos divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que dezenas de pessoas tentam resgatar os mineiros afetados pelo desabamento e outras tentam fugir do local ou transportam os feridos em macas improvisadas.
"Bulla Loca" mina ubicada en La Paragua, Edo. Bolivar
Es tendencia porque informan sobre un trágico derrumbe donde varias personas quedaron tapiadas.
Se desconoce la cifra exacta de muertos y heridos pic.twitter.com/jY6fzsIYY6
— ¿Por qué es tendencia? (@estendenciavzl) February 21, 2024