A Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, está a distribuir kits de higiene menstrual, com produtos reutilizáveis, pelas escolas do concelho, concretizando assim uma das recomendações do Conselho Municipal da Juventude, foi anunciado esta quinta-feira.

Segundo o vereador Filipe Pacheco, citado num comunicado da autarquia, a medida visa atacar “o problema da pobreza menstrual e fazê-lo de uma forma ambientalmente consciente”.

Quase 40 alunas receberam os primeiros kits numa primeira ação realizada na Escola Básica da Costa da Caparica, prevendo a autarquia alargar a medida a cerca de 900 estudantes, do 7.º ao 12.º ano.

Cada kit é composto por uma bolsa com dois pensos higiénicos reutilizáveis e um copo menstrual, produtos adquiridos pela Câmara Municipal de Almada.

A ideia surgiu na sequência de uma proposta aprovada pelo Conselho Municipal de Juventude de Almada (CMJA).

A autarquia refere que pretende combater um fenómeno retratado num estudo divulgado pelo jornal Expresso, de que 12% das raparigas inquiridas admitiram já ter faltado às aulas por não terem possibilidade de comprar produtos de higiene menstrual.

Numa primeira fase, a medida prevê alcançar apenas 10% do universo das estudantes de Almada, avaliando então o impacto da medida proposta pelos jovens com assento no CMJA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR