A consulta de Nefrologia do Hospital de Estarreja aumentou o tempo de atendimento, duplicando a atividade para dar resposta à área norte da Unidade Local de Saúde de Aveiro (ULS RA), divulgou esta sexta-feira aquela entidade.

A consulta de proximidade de Nefrologia do Hospital de Estarreja passa a ter dois períodos semanais, “o que possibilita a realização de novas quatro primeiras consultas“.

“Este aumento, na prática, significa uma duplicação de atividade realizada até então, naquela unidade hospitalar”, refere a ULS RA, em comunicado.

A estratégia tem como base “a melhoria da resposta aos pedidos provenientes da área norte da ULS RA, (por exemplo, Estarreja, Murtosa e Ovar), facilitando a deslocação para uma unidade mais próxima”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Com maior disponibilidade de atendimento no Hospital de Estarreja, os médicos da área dos cuidados de saúde primários e dos hospitais de Águeda, Estarreja e de Ovar podem referenciar os doentes para a consulta de Nefrologia, com uma resposta célere”, salienta a ULS RA.

Em janeiro foi criada no Hospital de Águeda a consulta de Nefrologia, “para garantir uma maior proximidade da prestação de cuidados especializados” aos utentes dos concelhos de Águeda, Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga.

No comunicado, é realçada a importância para os doentes renais crónicos de um acompanhamento clínico próximo e integrado, facilitado pelo modelo de gestão das Unidades Locais de Saúde.

A ULS RA integra o antigo Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja), e o Hospital Francisco Zagalo, de Ovar.