O incêndio que deflagrou esta sexta-feira de madrugada numa sucata na ValorSines, em Sines, no distrito de Setúbal, sem causar vítimas, foi dominado pelos bombeiros às 9h04 e mobilizou um total de 27 operacionais, disse fonte do Sub-Comando Regional Alentejo Litoral.

“O alerta foi dado às 3h05. Trata-se de um incêndio numa pilha de sucata na ValorSines, no Parque Industrial de Sines. Às 6h30, o incêndio estava a ceder aos meios”, adiantou a fonte à agência Lusa na manhã desta sexta-feira.

A mesma fonte indicou que, desde então, os operacionais estão a proceder a trabalhos de consolidação e rescaldo no local, com duas máquinas a revolverem a sucata, enquanto os bombeiros arrefecem os pontos quentes.

Também em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros de Santo André, Tiago Martins, estimou que o trabalho dos operacionais ainda vai ser “demorado, ao longo do dia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O comandante relatou também que as chamas eclodiram numa “pilha de sucata com substâncias desconhecidas”, que “tinha muita carga térmica”.

O combate às chamas foi dificultado porque os pontos de água no local “não tinham a pressão ideal para os veículos dos bombeiros, que fazem bastante consumo”.

“Mas conseguimos, com outros meios, fazer com o que o incêndio fosse dominado”, acrescentou.

Às 09h45, as operações mobilizavam os Bombeiros de Sines, Santo André, Alvalade, Cercal do Alentejo e Santiago do Cacém, assim como elementos da GNR e do serviço de proteção civil municipal, com um total de 27 operacionais, apoiados por 12 veículos, além das duas máquinas.

A ValorSines – Gestão e Valorização de Recicláveis faz operações de gestão de resíduos, como recolha, transporte, armazenagem, valorização de resíduos perigosos e não perigosos de todas as proveniências.

Texto atualizado às 10h45 do dia 1 de março.