As estradas do maciço central da serra da Estrela estão esta quinta-feira encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, com sede na Guarda, a circulação esteve interrompida em quatro troços, tendo todos reaberto, na tarde desta terça-feira, à excessão do troço número 12, de acesso à torre.

De acordo com o Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela foram reabertos os acessos que estavam condicionados à circulação nos últimos dias devido à acumulação de neve durante o fim de semana.

A Proteção Civil confirmou ainda que se mantém cortado o trânsito na Estrada Nacional 231 entre as localidades de São Romão e Lapa dos Dinheiros, no concelho de Seia, distrito da Guarda, devido a uma derrocada.

Nesta via, a circulação está interdita desde as 23h30 de domingo. No local decorrem operações para remoção dos detritos e realização de trabalhos de consolidação dos solos por parte da Infraestruturas de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pelas 2h30 de quinta-feira foram encerrados os troços 11 (Piornos-Torre), 12 (Torre — Torre) e 13 (Torre — Lagoa Comprida), e às 5h00 foi encerrado o troço 9, que liga Piornos a Manteigas, e ainda o 1 e o 2, que ligam Portela de Arão a Lagoa Comprida e Lagoa Comprida — Sabugueiro, respetivamente.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para queda de neve significativa nas terras altas do Norte e Centro até domingo.

“As acumulações de neve no solo poderão, em determinados momentos, superar os 20 cm a cotas superiores a 1.000 metros de altitude, sendo que nos pontos mais altos da serra da Estrela poderá acumular cerca de um metro de neve no final do período”, destacou o instituto.

Os distritos de Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso laranja entre as 3h00 de sexta-feira e as 12h00 de sábado devido à queda de neve.

O IPMA alertou na quarta-feira para o agravamento do estado do tempo, com chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve até domingo, sobretudo no Centro e no Norte do país.

Maior nevão desde 2018: espera-se mais de um metro de neve na Serra da Estrela. Estado do tempo agrava-se já a partir do final desta 4ª