Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia.

O Governo português anunciou esta quinta-feira que vai integrar o programa europeu de apoio à Ucrânia, contribuindo com uma ajuda de 100 milhões de euros.

O plano é uma iniciativa da República Checa e é considerado uma resposta ao projeto da UE de fornecer um milhão de munições de artilharia à Ucrânia, numa altura em que Zelensky já deu conta da forte necessidade de munições das forças ucranianas.

Kiev reconhece situação “extremamente complexa” na linha da frente

“Atendendo ao compromisso de Portugal de apoiar a defesa da soberania e a integridade territorial da Ucrânia de acordo com as fronteiras reconhecidas internacionalmente, e em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o demais direito internacional aplicável, bem como de defender, promover e respeitar os direitos humanos, as liberdades fundamentais e os princípios democráticos, o Governo decidiu apoiar a Ucrânia com 100 milhões de euros para este programa”, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Portugal junta-se assim a outros países que já aderiram ao programa, como França, Bélgica, Dinamarca, Lituânia, Países Baixos e Canadá.

França junta-se a iniciativa checa de aquisição de munições para a Ucrânia