A startup portuguesa UpHill, que atua na área da saúde ao desenvolver software e conteúdos médicos para “automação de jornadas de cuidados em hospitais e outras instituições”, fechou uma ronda de investimento de sete milhões de euros com o objetivo de duplicar a equipa e abrir escritórios em Espanha e no Reino Unido.

A empresa criada em 2015, que diz ter ampliado a sua “presença no mercado”, trabalhando com “as maiores unidades hospitalares em Portugal, abrangendo cerca de 25% da população, e também em Espanha”, funciona como “um piloto automático para médicos e enfermeiros, que aumenta a capacidade das equipas de saúde” e “permite melhorar os resultados clínicos, por exemplo reduzindo até 65% das readmissões hospitalares”.

A ronda de financiamento divulgada esta segunda-feira foi liderada pela empresa Explorer e pelo fundo conjunto da Redstone e da EnjoyVenture, dois novos investidores, e ainda pela Brighteye Ventures e pela Maze, que já tinham investido anteriormente na tecnológica. A Caixa Capital e o Grupo Luz Saúde também reforçam a aposta que fazem na empresa desde 2017 e 2019, respetivamente.

Além do desenvolvimento de produto, o investimento angariado “dará suporte aos planos de expansão da empresa” que prevê duplicar a equipa até ao final do ano, contratando cerca de 30 pessoas. “Esta ronda tem um objetivo ambicioso de internacionalização, quer do produto — através da implementação em instituições hospitalares internacionais — quer da equipa, através da criação de equipas de carácter local em localizações chave”, afirma Eduardo Freire Rodrigues, médico e CEO da UpHill.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este objetivo materializa-se através da abertura de escritórios em Espanha e no Reino Unido, mercados chave para a UpHill, ainda este ano“, acrescenta o líder da startup, citado em comunicado.

A ronda de investimento anunciada esta segunda-feira é a terceira da UpHill, que já angariou 12 milhões de euros desde que foi fundada. Em 2021, por exemplo, tinha captado 3,5 milhões de euros, como noticiou na altura o Observador. Atualmente, além de trabalhar com unidades hospitalares portugueses — por exemplo, ULS Santa Maria ou ULS São José —, a startup já está em Espanha, com um hospital de Barcelona, o Instituto Guttmann.

UpHill. Startup de saúde fecha ronda de investimento de 3,5 milhões de euros