A Comissão Europeia aprovou o Plano de Transporte dos Açores até 2030, anunciou esta terça-feira o governo açoriano, que candidatou “no imediato” as obrigações de serviço público interilhas ao Objetivo Específico RSO3.2, executando 53 milhões de euros.

“O Plano de Transporte dos Açores (PTA 2030), que contém as principais linhas de atuação do Governo Regional para este setor de atividade até 2030, foi aprovado pela Comissão Europeia”, lê-se num comunicado divulgado esta terça-feira pelo executivo açoriano.

Na mesma nota, o governo dos Açores indica que este plano é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e tem como objetivos “desenvolver e reforçar uma mobilidade nacional, regional e local sustentável, resiliente às alterações climáticas, inteligente e intermodal, inclusive melhorando o acesso à RTE-T [Rede Transeuropeia de Transportes] e a mobilidade transfronteiriça”.

Citada em nota de imprensa do Governo dos Açores, a secretária regional dos Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, considera que este “é um documento estruturante para o futuro dos transportes da região” e que permitirá a candidatura a fundos comunitários através do programa Açores 2021-2027.

Segundo a governante, o plano agora aprovado “define as prioridades de investimentos infraestruturais estratégicos de médio e longo prazo nos setores da mobilidade e transportes, incluindo infraestruturas rodoviárias, portuárias e aeroportuárias, de mobilidade e transportes públicos”.

Na sequência da aprovação do plano, o Governo Regional candidatou, “no imediato”, as obrigações de serviço público interilhas ao Objetivo Específico RSO3.2, que visa desenvolver e reforçar uma mobilidade nacional, regional e local sustentável, resiliente às alterações climáticas, inteligente e intermodal, ” executando-se 53 milhões de euros de um total de 58 milhões de euros disponíveis nesse eixo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR