O presidente da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP), Fernando Garrido, disse esta quinta-feira que há problemas no setor que o futuro governo tem de resolver.

“No momento em que se inicia um novo ciclo político, não podemos continuar a esconder e a adiar a resolução de problemas no nosso setor, sobejamente conhecidos e nunca resolvidos”, disse.

Fernando Garrido referiu-se especificamente a decisões sobre o novo aeroporto de Lisboa, a ferrovia de alta velocidade ou o reconhecimento das profissões e respetivos profissionais.

“A valorização dos recursos humanos é chavão de todos os governos, mas pouco ou nada se avança e continuamos com uma legislação laboral desajustada dos interesses dos próprios trabalhadores”, disse.

“É fundamental que o novo governo tenha a coragem e reúna a convergência das forças políticas para que se assuma a solução destes problemas em prol do país, colocando de parte questões políticas”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fernando Garrido falava na abertura do XX Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) que decorre no Centro de Congressos de Aveiro, sob o lema “Pilares da Hotelaria e Turismo”.

Na mesma linha interveio Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, que sublinhou o contributo do setor e as boas perspetivas para 2024.

“Ainda assim o turismo resiste como motor da economia portuguesa, como um dos setores que mais contribui para o país, seja no seu contributo através da fiscalidade, do emprego e do investimento”, comentou.

Segundo os dados de que se socorreu, em 2023, os estabelecimentos de alojamento turístico registaram 30 milhões de hóspedes e mais de 77 milhões de dormidas, e foi mesmo o mais rentável de sempre, com receitas turísticas superiores a 25.000 milhões de euros.

“Se 2024 for igual a 2023 já será um ótimo ano e, a avaliar pelos dados disponíveis para a Páscoa, podemos mesmo esperar um bom ano para o turismo”, vaticinou.

As reservas para o fim de semana pascal apontam para ocupações entre os 80 e os 100% da capacidade hoteleira, sendo um barómetro da ocupação turística do ano.