Na Arábia Saudita, vai nascer o primeiro parque temático do mundo dedicado ao universo Dragon Ball. O projeto do grupo de investimento Qiddiya foi anunciado esta sexta-feira.

O parque temático é inspirado na obra do artista de manga (banda desenhada japonesa) Akira Toriyama — falecido no início deste mês —, criador do mundo de Son Goku. O projeto de 500 mil metros quadrados vai ser construído perto da cidade de Riyadh, capital da Arábia Saudita, e vai contar com diversas atrações em sete polos inspirados pela série de banda desenhada (posteriormente adaptada para televisão), nomeadamente: a Casa Kame, a Corporação Capsule e o Planeta Beerus. Também estão previstos hotéis e restaurantes temáticos dentro do parque de diversões.

A empresa responsável pela construção do parque temático publicou, na quinta-feira, um vídeo de apresentação do projeto.

O Dragon Ball surgiu no Japão em 1984, publicado pela revista Shonen Jump. A banda desenhada, que narra as aventuras do prodígio das artes marciais Son Goku, vendeu pelo menos 260 milhões de cópias em todo o mundo, de acordo com o portal especializado Mangazenkan, e teve numerosas adaptações para televisão, cinema e videojogos.

O projeto surge num contexto em que a Arábia Saudita está a tentar diversificar a sua economia assente em hidrocarbonetos, investindo numa série de mega projetos de entretenimento. Assim, o empreendimento para a cidade de Qiddiya, liderado pelo grupo de investimento homónimo, consiste na criação de um distrito vocacionado para o gaming e para os desportos virtuais — este que terá o dobro do tamanho do parque Walt Disney World, na Flórida.

Ainda não foram anunciadas datas para o início da construção do parque temático inspirado no Dragon Ball.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR