A Portugal Ventures (PV), sociedade de capital de risco do grupo Banco Português de Fomento, fecha o primeiro trimestre a investir em cinco startups da área do turismo, num total de 5,3 milhões de euros. Não foi divulgado o montante recebido por cada empresa.

A capital de risco revela que este valor total resulta da primeira edição da iniciativa Call Turismo +Crescimento, desenvolvido em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de Inovação para o Turismo. Foi dado ênfase a projetos desenvolvidos no âmbito do programa Empresas Turismo 360º e que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os investimentos foram feitos nas empresas Batarda’s, Circular Unity, Neptune, Yon Living e Your Tours, todas na área do turismo. Ainda que passem a integrar o portefólio de turismo da PV, têm atividades muito diferentes.

A Batarda’s produz alimentos sem glúten, com o objetivo de proporcionar experiências gastronómicas a celíacos, sem a preocupação de sintomas de intolerância. A produção é controlada pela empresa, explica a PV, e que tem “canais de distribuição próprios, B2B [empresas para empresas], retalho, grandes distribuição e canal Horeca [hotelaria, restauração e cafetaria]”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Circular Unity está ligada à tecnologia ecológica, explica a PV, e tem como objetivo facilitar a sustentabilidade nas indústrias de eventos, entretenimento, desporto, audiovisual e hotelaria. O principal produto desta empresa é uma solução que permite automatizar a recolha de dados, a impactALL. Através da plataforma, as empresas podem ter acesso a relatórios de sustentabilidade para poder medir a sua pegada ecológica e, consequentemente, adotar medidas para reduzir o impacto no ambiente.

Já a Neptune, sediada em Aveiro, está ligada ao setor náutico, dedicando-se à produção de embarcações de luxo com a marca ROM Boats. Tem um estaleiro naval, onde além da produção também se dedica à remodelação e adaptação de barcos à vela e a motor.

A Yon Living trabalha na área da habitação partilhada (co-living), tendo como público-alvo os nómadas digitais à procura de casas de luxo, explica a PV. Além de estadia prolongada, nesta tendência de habitação partilhada há outros serviços, como acesso a eventos comunitários (aulas de surf, jantares ou passeios).

A Your Tours é a única deste lote que está ligada de forma direta ao turismo. Cria viagens personalizadas no continente, Madeira e Açores e pretende expandir-se até Espanha em breve. Combina soluções tecnológicas, como realidade virtual, itinerários digitais ou inteligência artificial, para obter recomendações de viagem personalizadas e mapas interativos.

Portugal Ventures investe cinco milhões de euros em sete novas startups

“Estes novos investimentos que vêm agora reforçar o portefólio de turismo desenvolvem soluções inovadoras dentro do seu segmento”, diz Pedro de Mello Breyner, vogal executivo da Portugal Ventures. Destaca que juntam o turismo “outros setores absolutamente fundamentais para o desenvolvimento da economia atual, como é o caso da alimentação, da náutica, da tecnologia e da sustentabilidade.”

“Esta capacidade de criar sinergias e retirar o melhor de cada área é o caminho para um futuro do setor mais forte, dinâmico e que responde às necessidades de um mercado emergente”, considera este responsável.

O portefólio de turismo da Portugal Ventures integra startups como a Luggit, um serviço de recolha e armazenamento de bagagem, a GuestCentric, a plataforma de gestão cloud para a indústria hoteleira, ou a X-Plora, uma aplicação para experiências imersivas de turismo.

Portugal Ventures anuncia saída do capital das startups Spinach Tours e Watgrid