O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos até sexta-feira para as nove ilhas dos Açores, devido às previsões de precipitação por vezes forte, vento e agitação marítima.

Segundo o IPMA, para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), o aviso de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, vai vigorar entre as 23h locais desta quinta-feira (00h de sexta-feira em Lisboa) e as 8h de sexta-feira (9h em Lisboa).

No grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o mesmo nível, também por “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, é válido entre 20h locais desta quinta-feira (21h em Lisboa) e as 11h de sexta-feira (12h em Lisboa).

Além de calor de 30ºC esta sexta, a Olivia traz uma enorme massa de poeira que pode chegar até à Suécia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As duas ilhas vão ainda estar sob aviso amarelo devido ao vento (direção de sudoeste, rodando para oeste) das 20:00 desta quinta-feira (21h em Lisboa) às 14h de sexta-feira (15h em Lisboa) e por agitação marítima (ondas de oeste) das 8h às 17h de sexta-feira (9h e 18h em Lisboa).

O aviso amarelo do IPMA vai também vigorar para as ilhas do grupo Central dos Açores (Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa) entre as 17h desta quinta-feira (18h em Lisboa) e as 11h de sexta-feira (12h em Lisboa), devido à previsão de chuva por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na quarta-feira o IPMA elevou para laranja o aviso que tinha emitido no dia anterior para o grupo Central dos Açores por causa do vento, devido à passagem da depressão Olivia.

IPMA eleva para laranja aviso de vento no grupo Central dos Açores