Vem aí o calor muito acima do habitual para abril. E é já a partir desta quarta-feira. “Em alguns locais a subida vai ser da ordem dos 15 graus”, diz a meteorologista do IPMA Maria João Frada. A massa de ar frio que assola Portugal continental vai ser substituída gradualmente, já a partir desta terça-feira, por uma massa de “ar tropical”.

A partir de quinta-feira, os termómetros vão registar máximas entre os 25 e os 27 graus, que podem chegar aos 30 graus em algumas regiões do país. São números “bastante acima da média para época do ano”, de acordo com a especialista, em declarações à agência Lusa. Porém, é uma situação semelhante à registada no ano passado, em que abril foi marcado por calor intenso.

O aumento das temperaturas é fruto da “imposição de uma corrente de leste que vai trazer a circulação de ar tropical”, segundo Maria João Frada. Trata-se de uma dorsal anticiclónica atlântica bastante forte que vai contrariar o ar frio marítimo que desceu pelo Atlântico e chegou já no final de domingo à Galiza. Este fenómeno trouxe chuva a todo o país esta segunda-feira e tem fim anunciado já a partir desta terça-feira. Mas é diferente da última massa de ar quente do norte de África, arrastada pelas tempestades Olivia, primeiro, e Kathleen, depois. Isto é: adeus às poeiras; olá aos pólens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estão previstas temperaturas acima da média superiores a 10 graus, com exceção do Algarve”, de acordo com a perita do IPMA. Apesar de nesta terça-feira se poderem esperar aumentos de 2 a 4 graus, especialmente nas regiões do interior, na quarta-feira “as temperaturas sobem mais um pouco, na ordem dos 4 a 7 graus”.

Assim, para o dia 10 de abril, apenas Guarda, Viana do Castelo e Vila Real devem ficar com máximas abaixo dos 20ºC. E entre quinta a domingo quase todo o país verá os termómetros subir para entre os 25ª e os 30ºC.

Segundo Maria João Frada, é uma escalada de temperatura (acima da média para a época do ano) que se vai manter pelo menos até domingo.

Então, a partir de quinta-feira, as temperaturas máximas vão variar entre os 25 e os 28 graus, “eventualmente inferiores em toda a faixa costeira e no Algarve”, onde não devem atingir os 25 graus. Mas no Vale do Tejo e em certas regiões do Vale do Douro (especialmente, na parte mais interior) e do Alto Alentejo, a especialista  diz serem “esperadas temperaturas de 30 graus”.

Este é um fenómeno que também vai atingir a Madeira: “terá uma situação de tempo quente” a partir de quarta-feira, com os termómetros a chegarem perto dos 30 graus. O arquipélago vai ser atingido pela mesma corrente leste, fruto do anticiclone que atravessa o país, e a perita do IPMA não exclui a hipótese de serem emitidos avisos de tempo quente.

Este é o final de uma semana que começou de inverno — com chuva por todo o país na segunda-feira e temperaturas mínimas previstas entre -1ºC a 5ºC no interior para esta terça-feira —, mas que termina em pleno verão.

Semana começa de inverno e termina de verão: chuva e frio esta segunda, 27 a 30ºC a partir de quinta-feira