Este artigo é da responsabilidade da Compal

O sol brilha no céu, os passarinhos cantam e o cheiro a flores sente-se no ar. Não há dúvidas de que a Primavera chegou. Depois de meses de tempo chuvoso, em que o que apetecia era ficar em casa, com o aumento das horas de sol e as temperaturas mais amenas, a vontade de aproveitar o ar livre voltou a bater à porta. E o melhor é mesmo deixarmo-nos ir.

Se há algo por que a primavera chama, são os piqueniques. Quer seja com amigos, família com a nossa cara metade, nada como passar tempo de qualidade com que mais gostamos e desfrutar de um piquenique durante um passeio de fim de semana.

Assim, antes de partir rumo à natureza, e para facilitar a logística, criamos uma lista com 6 dicas úteis para desfrutar de um piquenique ao ar livre.

1. Preparar o itinerário

Antes de se aventurar pela estrada fora, o melhor é preparar o itinerário. Mesmo que prefira tomar algumas decisões na hora, saber para onde, como e com quem vai é essencial para que tudo corra bem. Pense se está mais inclinado em ir para o campo ou para a praia, se quer chegar ao seu destino o mais rápido possível ou se prefere desfrutar da viagem e fazer pausas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Atividades ao ar livre

Pensar em atividades para fazer durante o dia é importante, especialmente para quem vai com crianças. Pode levar de casa jogos de tabuleiro, cartas, dominó ou livros para ler ou para colorir. Por outro lado, pode tirar partido do facto de estar fora de casa para planear atividades ao ar livre que promovam não só o convívio, como uma componente mais física. Uma bola acaba por ser sempre versátil, assim como um par de raquetes.

3. Utensílios indispensáveis

Apesar de a melhor opção serem os alimentos para os quais não são necessários talheres, existem utensílios que devem estar sempre à mão. O canivete é um deles, especialmente se for como os que os nossos pais usavam (ou o agente Macgyver). Não se esqueça também de uma toalha ou manta, de copos, abre-caricas, guardanapos e de uma mala térmica, de modo a garantir que os alimentos não se estragam.

4. Kit de emergência

Para desfrutar a 100% do que a Primavera e os piqueniques têm para oferecer, é necessário sentir-se seguro. Um bom kit de emergência deve conter o essencial para desfrutar em segurança da vida ao ar livre. Quando estiver a preparar o seu, não se esqueça de acrescentar: pensos rápidos, betadine, uma pinça, soro fisiológico, protetor solar, anti-histamínico, repelente, desinfetante e um chapéu.

5. Alimentação saudável

Um piquenique pede praticidade. Em especial, comida leve, que possa ser devorada com as mãos e que não requeira demasiado esforço. Sandes, quiches, wraps, bolos caseiros e fruta já lavada e cortada são ótimas opções. Se quiser levar algo mais substancial, pode optar por saladas frias, frango assado ou até carne para grelhar se houver um local adequado para o fazer.

6. Bebidas frescas

Em momentos ao ar livre e quando o calor aperta, uma bebida refrescante faz toda a diferença no cardápio de um piquenique. Água é algo que não pode faltar na geleira, bem como sumos de fruta Compal. Este é um produto que já é tradição em todos os almoços e jantares de família e não faria sentido que o deixasse de lado só porque a localização muda para o exterior.

Curiosidade: Sabia que no séc. XIX um grupo de cidadãos de Londres formou a Picnic Society (Sociedade do Piquenique)? O grupo convidava os seus membros a contribuir com algo para comer enquanto conviviam e aproveitavam o contacto com a natureza. O termo surge das palavras “pick” (apanhar) e “nick” (instante).

Saboroso, prático e nutricional

Com dezenas de sabores, texturas e formatos, o difícil vai ser escolher apenas um sumo Compal favorito. Os amantes dos clássicos podem deliciar-se com os néctares de pera ou pêssego. Para quem estar em forma é um fator decisivo, existem as gamas Vital e Bom Dia – esta última que mistura fruta com super ingredientes que reforçam o bem-estar, como chia, aveia ou curcuma. A variedade dos sumos 100% Fruta da Compal assegura diferentes nutrientes importantes para o dia a dia, garantindo nada mais para além da fruta.

E para facilitar as logísticas familiares – e porque a Compal sabe que a bagageira a caminho do piquenique já vai cheia -, as embalagens tornaram-se mais práticas e passaram de 330 ml para 300 ml. Mesmo quando não cabe mais nada no cesto, que não falte nutrição e sabor.

Fontes: