À primeira vista, nada faria apontar nesse sentido. Numa vista mais detalhada, eram vários os rumores que iam indicando esse caminho. Agora, e apesar de ser algo a confirmar apenas no final de abril, já depois das eleições do FC Porto, surgiu a confirmação que uns não queriam acreditar e que outros quase apostavam: a SAD dos dragões voltou a incumprir o fair play financeiro da UEFA e, além do pagamento de uma sanção pecuniária pela infração, voltará a ter regras mais apertadas nos próximos exercícios da sociedade.

35 milhões de lucro no semestre, a passagem para capitais próprios depois do dinheiro da Champions: FC Porto SAD apresenta contas

A informação foi avançada pelo jornal Record, que aponta para falhas no período de controlo entre outubro de 2023 e janeiro de 2024. Em termos práticos, a FC Porto SAD terá de pagar uma multa que rondará os dois milhões de euros pelo incumprimento mas, pior do que isso, voltará a entrar num maior controlo por parte do Órgão de Controlo Financeiro de Clubes – e se alguma coisa falhar num período de três anos, os azuis e brancos poderão ser impedidos de fazer o licenciamento para as provas internacionais da UEFA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fontes contactadas do Observador não negavam a informação avançada mas mostravam estranheza pela mesma a dois níveis: pelo timing, tendo em conta que qualquer possível sanção nunca irá acontecer antes do final de abril, e pela proveniência dessa informação, na medida em que a UEFA ainda não fez qualquer comunicação pública nesse sentido. Mais tarde, o FC Porto emitiu um comunicado a desmentir a notícia.

“Apareceu uma candidatura, a arbitragem mudou”: Pinto da Costa sobre futebol, Villas-Boas, interesses obscuros e finanças do FC Porto

“A FC Porto SAD informa que é falso que o FC Porto tenha incumprido as regras do fair play financeiro da UEFA ou que esteja em risco de incumpri-las no final da época. As novas orientações de sustentabilidade financeira da UEFA reportadas a 15 de janeiro foram integralmente cumpridas a 9 de fevereiro. A 31 de março, no momento da avaliação das condições de licenciamento para participação nas competições da UEFA de 2024/25, a FC Porto, Futebol SAD cumpria todos os requisitos, pelo que já recebeu a licença para participar nas provas europeias da próxima temporada”, esclareceu a FC Porto SAD.

De recordar que a sociedade azul e branca apresentou um lucro de 35 milhões de euros no Relatório e Contas do primeiro semestre do exercício de 2023/24. A par disso, Pinto da Costa, por mais do que uma vez, referiu que o acordo feito com a Legends/Sixth Street iria colocar os capitais próprios da SAD em terreno “mais do que positivo”. Contudo, nem isso nem a deslocação à Suíça do administrador da SAD, Fernando Gomes, terão sido suficientes para impedir esta sanção que ainda não foi confirmada pela UEFA.

Sagasta 2, Quadrantis, Dragão, Porto Comercial e UEFA: a carta com 33 questões (sem resposta) de Villas-Boas a Pinto da Costa