Depois de 2014, 2016 e 2017, Diego Simeone procurava levar o Atl. Madrid às meias-finais da Liga dos Campeões pela quarta vez no espaço de uma década. A vitória contra o Borussia Dortmund na primeira mão dos quartos de final, em Espanha, deixava os colchoneros com uma vantagem mínima em relação aos alemães — algo que não tranquilizava o treinador argentino.

“Sinto entusiasmo, adrenalina, responsabilidade, ansiedade, nervosismo. Tento ser o mais claro possível para a equipa, transmitir o que sinto. Os rapazes estão bem, não precisam de pensar muito. Sei que vão fazer um grande jogo. Vamos jogar contra uma equipa muito forte em casa. De certeza que vai ser um jogo que vai começar com um ritmo acelerado e teremos de manter o nível dos últimos jogos. Vamos tentar o jogo para onde acreditamos que podemos ferir o adversário”, indicou Simeone, que durante o fim de semana conduziu o Atl. Madrid a uma vitória importante contra o Girona.

A equipa de ferro que acabou salva pelos ferros: Atl. Madrid teve a eliminatória na mão mas por pouco não empatou o jogo com o B. Dortmund

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do outro lado, porém, estava um Borussia Dortmund à procura de chegar a umas meias-finais que escapam há mais de uma década, desde 2013, o ano em que acabaram por perder a final da Liga dos Campeões para o Bayern Munique. Depois de um fim de semana que terminou com a conquista da Bundesliga por parte do Bayer Leverkusen, os alemães surgiam nas competições europeias totalmente focados na reviravolta na eliminatória.

“Da primeira mão trouxemos três coisas: o resultado, que nos permite decidir a eliminatória em casa, a lição sobre o quão é difícil é jogar contra o Atl. Madrid e também a convicção de que se tivermos um grande rendimento podemos causar-lhes problemas”, explicou Edin Terzić, que depois do jogo de Madrid protagonizou um momento caricato ao pedir uma selfie a Alessandro Del Piero após ser entrevistado pelo antigo internacional italiano na flash interview.

Neste contexto, esta terça-feira, Diego Simeone lançava Griezmann e Morata no ataque, apoiados por Marcos Llorente, Koke e De Paul, e deixava Correa no banco. Do outro lado, Edin Terzić não contava com o lesionado Haller e apostava em Füllkrug como referência ofensiva, colocando ainda com Jadon Sancho, Julian Brandt e Adeyemi como titulares e o super-suplente Marco Reus.

Brandt abriu o marcador já depois da meia-hora (34′), empatando a eliminatória, e um golo de Ian Maatsen (39′) levou mesmo o Borussia Dortmund na frente dos quartos de final para o intervalo. O Atl. Madrid voltou a empatar no início da segunda parte, graças a um autogolo de Hummels (49′), e o jogo lançou-se para 10 minutos verdadeiramente loucos: Correa marcou e deu vantagem aos espanhóis (64′), Füllkrug respondeu e voltou a deixar tudo empatado (71′) e Sabitzer, instantes depois, assinou o golo que garantiu o apuramento alemão (74′).

O Borussia Dortmund goleou o Atl. Madrid na Alemanha, deu a volta à eliminatória e está nas meias-finais da Liga dos Campeões 11 anos depois, marcando encontro com o PSG. E apenas 10 minutos separaram a tragédia dos espanhóis e a glória dos alemães.