A PSP esclareceu esta terça-feira que da operação feita no fim de semana em Gondomar e na Maia, distrito do Porto, resultou a apreensão de quase 602 mil euros, admitindo poder ser uma das maiores verificadas na região.

Em conferência de imprensa na sede da Divisão de Investigação Criminal do Porto da PSP, para além dos 601.905 euros apreendidos, foi revelada a apreensão de 4.391 doses de cocaína, 546 de liamba, 158 de haxixe e 206 de MDMA.

“Se não é a maior, é certamente uma das maiores apreensões de dinheiro na região do Porto”, disse à Lusa o comandante da 3.º Esquadra Criminal do Porto Hugo Pereira.

Hugo Pereira admitiu que, perante a quantidade de dinheiro apreendido, poderá estar-se perante a existência de outros crimes, para além do já identificado tráfico de droga.

Segundo o comissário, a “investigação durava há um ano e meio” e permitiu deter três suspeitos — dois homens e uma mulher — “que mantinham relações com cartéis da droga em Espanha”, fazendo-a chegar ao Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hugo Pereira avançou estarem em curso buscas em Espanha e que “a investigação em Portugal vai continuar”.

As ligações que os suspeitos mantinham com cartéis espanhóis permitiam trazer para a região “grandes quantidades de cocaína e liamba”, estupefacientes que eram distribuídos “pelos traficantes dos bairros e zonas sensíveis da cidade do Porto”, descreveu o comissário.

A droga, na sua grande maioria, chegava ao Porto através de viaturas particulares, disse, indicando que o estupefaciente apreendido “estava armazenado num local, não na casa da mãe de um dos suspeitos”, sem, contudo, desvendar onde.

Na operação, a PSP do Porto apreendeu ainda três carros, um deles um Ferrari, com valor comercial de 275 mil euros, que “estava num ‘stand’ nos arredores do Porto” e duas balanças de precisão, acrescentou.

A operação visou pessoas que de forma organizada se dedicavam à prática do crime de tráfico de estupefacientes na Área Metropolitana do Porto, tendo sido “realizadas três buscas domiciliárias, na Maia e em Gondomar”.

Os três suspeitos são esta segunda-feira presentes a tribunal para primeiro interrogatório, afirmou a fonte da PSP do Porto.