Jogadores foram e são mais do que muitos. Houve um antes e um depois de Cristiano Ronaldo mas, agora, a melhor Liga de futebol do mundo conta com Bernardo Silva, Rúben Dias, Bruno Fernandes, João Palhinha, Diogo Dalot, Matheus Nunes, Pedro Neto, Nelson Semedo ou José Sá, entre outros. Treinadores, idem. José Mourinho abriu as portas com a experiência de sucesso no Chelsea após sagrar-se campeão europeu, agora estão Marco Silva e Nuno Espírito Santo (e podiam ser mais). O peso de Portugal já era grande na Premier League mas chegou agora a outra latitude do dirigismo através de Tiago Pinto e do Bournemouth.

Apenas seis meses depois da saída da Roma, o antigo dirigente do Benfica assinou um contrato de três anos para ser o novo diretor desportivo dos cherries, que terminaram a última temporada na 12.ª posição com uma franca melhoria desde que Andoni Iraola assumiu o comando técnico da equipa. O acordo foi negociado de forma direta entre Tiago Pinto e o proprietário do clube, Bill Foley, vigorando a partir de junho.

“A trabalhar com crianças aprendes a lidar com algo essencial no futebol: imprevistos”: entrevista a Tiago Pinto, diretor desportivo da Roma

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De referir que, além do Bournemouth, o grupo de Bill Foley tem participação em mais três clubes: o Lorient (França), o Hibernian (Escócia) e o Auckland (Nova Zelândia). A ideia do grupo Black Night Sports, que tem igualmente uma equipa norte-americana de hóquei em gelo (Vegas Golden Knights), passa por encontrar mais alguns clubes de futebol na Europa a breve prazo para assegurar participação nos respetivos capitais sociais. Tiago Pinto será “president of football operations”, num contrato válido até junho de 2027.

Depois de ter passado pelo Benfica como diretor geral das modalidades e mais tarde do futebol profissional (onde ganhou um Campeonato e uma Supertaça), Tiago Pinto teve a primeira aventura no estrangeiro ao serviço da Roma, onde chegou em janeiro de 2021. Primeiro com Paulo Fonseca e a partir de junho de 2021 com José Mourinho, até à chegada de Daniele De Rossi, os giallorrossi quebraram um longo jejum de títulos com a conquista da primeira edição da Liga Conferência (além de ter ido à final da Liga Europa na época seguinte) e conseguiram assegurar jogadores como Dybala, Lukaku ou Abraham estando ainda a cumprir todas as limitações colocadas pelo fair play financeiro que vinham de temporadas anteriores.

Mais um troféu para a Roma (agora fora dos relvados): Tiago Pinto considerado melhor gestor do mercado de transferências

Agora, no segundo projeto que tem no plano internacional, Tiago Pinto tem como principais objetivos, além de toda a gestão desportiva do Bournemouth, a coordenação de desenvolvimento do projeto multiclube e a responsabilidade de acompanhar a propriedade no projeto de identificação e aquisição de dois novos clubes na Europa. Em paralelo, o dirigente português vai também acompanhar os projetos em curso no âmbito do crescimento do clube, nomeadamente a construção de um novo centro de treinos.