Siga aqui o nosso liveblog sobre a política nacional

O PS/Madeira entregou no parlamento regional uma proposta que visa a resolução definitiva das listas de espera na saúde, garantindo tempos máximos de resposta, anunciou nesta sexta-feira o líder da estrutura regional do partido, Paulo Cafôfo.

O Partido Socialista vem hoje aqui anunciar que entregou na Assembleia Regional um projeto para a resolução de forma definitiva do problema das listas de espera na saúde. Nós não podemos estar continuadamente a adiar este problema e é preciso lembrarmos a incapacidade que tem tido Miguel Albuquerque [presidente do Governo Regional] em resolver”, afirmou Paulo Cafôfo.

Falando numa iniciativa junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, o presidente do PS/Madeira e líder do grupo parlamentar na Assembleia Legislativa Regional referiu que, em 2015, quando Miguel Albuquerque foi pela primeira vez presidente do Governo Regional, “disse que iria acabar com as listas de espera”, mas, à data de hoje, “não só não acabaram como têm continuadamente aumentado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“E nós não queremos à frente do Governo um ilusionista, queremos à frente do Governo um presidente que possa resolver os problemas, neste caso a saúde dos madeirenses, que não pode ficar à espera”, reforçou.

Paulo Cafôfo salientou que é necessário que os tempos máximos de resposta garantidos sejam cumpridos, apontando que para isso é preciso que uma portaria de 2023 entre em vigor.

O socialista indicou que, em 2016, foi feita uma adaptação regional a um diploma nacional para garantir estes tempos máximos de resposta, que necessitava de uma portaria, que só surgiu em 2023, mas que ainda não entrou em vigor.

O PS é o maior partido da oposição no parlamento regional, estando representado por 11 deputados, de um total de 47.